Voluntários retiram 37 sacos com 194 quilos de lixo da Praia do Tombo

Compartilhe:

Por William Rodriguez Schepis

Instituto EcoFaxina e Tomboys uma parceria que veio para ficar

No último domingo, 05/04, mais uma vez foi dia de ecofaxina, e a ação teve a participação de moradores, surfistas e turistas da Praia do Tombo, que conciliaram um belo domingo de sol e valinhas de meio metro com boa formação, com uma grande coleta de micro-lixo na areia e lixos maiores retidos no costão rochoso no Canto do Forte.

No total, entre bitucas, canudinhos, cotonetes, redes de pesca, pets, embalagens e diversos tipos de micro-lixo, foram retirados 194 quilos de detritos. Por volta das 13 horas os voluntários locais que estavam no costão rochoso retornaram para a areia com mais de 30 sacos cheios de lixo, e provocaram aplausos de todos quem estavam na praia. Foi um momento único e de grande satisfação para quem tem um vínculo de vida com o point.

Lanches, frutas, refrigerantes e água gelada para todos que participavam, muitas opiniões de todos os comerciantes e até políticos apareceram para prestigiar o evento. Muito trabalho e conversa sobre o que fazer a curto, médio e longo prazo, e a certeza de que a união com a comunidade local, representada pelos Tomboys, será de suma importância para o sucesso desta empreitada contra o lixo que assola os ecossistemas marinhos.

Voluntários se refrescando e se alimentando

Paulo Sérgio Gonçalves, o “Paulinho”, shaper, surfista e representante dos Tomboys deu sua declaração após a ação:
“Esta é a primeira de muitas ações que virão com a parceria Tomboys/Ecofaxina. O fundamental agora é estabelecer o apoio da prefeitura para este projeto que é de total importância e será muito bom para a comunidade e para o meio-ambiente. Vamos montar um cronograma de ações agora.”

Paulinho fazendo sua parte na coleta

Para ser posta em prática essa parceria, ficou acertada, já com o apoio do presidente da associação de comércio local Aldo Hugo Gonçalves, a criação da Escola de Surf e Educação Ambiental Tomboys - EcoFaxina, com ponto de coleta diária de lixo da praia e óleo de cozinha dos quiosques. O espaço contaria ainda com computadores e um programa de inclusão digital e cursos como primeiros-socorros e observação de aves e organismos marinhos.

Clique aqui para ver mais fotos da ação.


.