Projeto ambiental é apresentado em audiência

Compartilhe:

14/05/2009 - Camara Municipal de Santos

Tema é intermediado por Comissão da Câmara

A Câmara Municipal de Santos realizou no último dia 13/05/09 audiência pública para apresentação do Projeto Ambiental de remediação do antigo lixão da Alemoa. O encontro aconteceu no plenário Ulysses Guimarães, na rua XV de Novembro, no anexo da Câmara. O projeto tem autoria da Brasil Terminal Portuário. A empresa firmou um contrato de arrendamento com a Codesp para a implantação de um terminal de carga e descarga. Durante o encontro, diretores da empresa apresentaram detalhes de todas as etapas de construção da obra, dando ênfase ao desafio de despoluição de 342 mil m2 de ára degradada em função de anos de uso inadequado.


Integram a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, os vereadores Fabio Nunes (PSB), Arlindo Barros (PSDB) e Adilson Júnior (PT). Já a Comissão que trata de Assuntos Portuários, é integrada pelos vereadores Manoel Constantino (PMDB), Telma de Souza (PT) e Fábio Nunes (PSB) que presidiu a mesa para discussão dos trabalhos. Além dos vereadores, a audiência contou com representantes de entidades ligadas ao setor portuário e meio ambiente.

Com base em “cases” de trabalho, como o da construção de complexos esportivos dos Jogos Olímpicos de Londres, marcado para 2012, onde a utilização inadequada da área foi muito semelhante a da Alemoa, a tecnologia de descontaminação empregada consiste em “lavar” a camada superficial do solo. O terreno sofrerá uma divisão, onde o material escavado será peneirado, separado e lavado com equipamentos importados da Bélgica. Esse processo tende a separar o solo das substâncias químicas nocivas, com o reaproveitamento aproximado de 70%. Os outros 30% serão transformados em uma espécie de pasta que terá como destino aterros controlados.

“Todo o trabalho da Brasil Terminal Portuário, tem como compromisso, o de apagar mais de três décadas de despejo de lixo e componentes tóxicos de natureza diversa”, disse o vereador Fabio Nunes, professor Fabião que também é biólogo.
.