Aprenda a fazer o seu kit ecológico de limpeza

Compartilhe:


A maioria dos modernos produtos de limpeza sintéticos são baseados em antigas fórmulas caseiras que utilizavam ingredientes naturais e que foram transmitidos através das gerações, pois a química estava certa. Voltar a usar produtos derivados de ingredientes naturais é eficáz, não polui e ajuda a poupar dinheiro. Com simples combinações de ingredientes ecológicos encontrados na sua cozinha, você transformará sua casa em um paraíso não-tóxico e saudável.

Produtos de limpeza não tóxicos podem dar-lhe um profundo sentimento de satisfação em saber que a saúde da sua família e do meio ambiente está protegida, e que sua casa é um lugar para seu descanso, e não preocupação.

Seguindo simples instruções você não perderá tempo para montar o seu próprio kit de limpeza ecológico, e com ele você estará abastecido por alguns mêses de de faxina.

Além de não poluir, as fórmulas caseiras custam cerca de um décimo do preço dos produtos industrializados.


Limpa Vidro
- 1/2 colher de chá de detergente líquido
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 2 cópos de H2O
- Garrafinha de spray

Coloque todos os ingredientes em uma garrafinha de spray, agite um pouco, e use como se fosse uma marca comercial. O detergente é importante nesta receita. Ele remove resíduos de marcas comerciais que você usou antes. Armazene indefinidamente.


Lustra Móveis
- 2 colheres de chá de azeite de oliva ou óleo de jojoba
- 1 xícara vinagre ou suco de limão fresco

Misture os ingredientes em uma jarra de vidro. Umedeça uma flanela com a solução e limpe as superfícies de madeira. Feche o recipiente e armazene indefinidamente.


Tira Limo
Nada natural remove melhor fungos e mofo como este spray. Eu tenho usado com sucesso em pias, tanques e azulejos. O óleo de melaleuca é caro, mas com pouco se faz muito. Note que o cheiro de óleo de melaleuca é muito forte, mas dissipa em algumas horas.

- 1 colher de sobremesa de óleo de melaleuca
- 2 cópos de água
- Garrafinha de spray


Combinar em uma garrafinha de spray, agitar a mistura, e pulverizar sobre as áreas com fungos ou mofo. Não enxágue.


Limpador Multi-Uso
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de detergente líquido
- 2 cópos de água quente
- Garrafinha de spray

Combine os ingredientes em uma garrafinha de spray e agite até que o bicarbonato de sódio esteja dissolvido. Aplique e remova com uma esponja ou pano.


Mais utilidades:

- O vinagre é
um bom removedor de limo, e pode ser usado na proporção de 1/4. Na mesma proporção, também tem grande função como desodorizante, principalmente na pia da cozinha, lavabos e banheiros. O spray deve ser aplicado à noite sobre as superfícies desejadas ou em horário de pouca movimentação. Não é necessário enxugar, o líquido evapora e o odor se dissipa.

- O bicarbonato de sódio pode ser usado para remover as difíceis sujeiras de óleo e comida do fogão. A
ntes de dormir, despeje uma chícara de água quente e depois polvilhe bicarbonato sobre as áreas mais sujas. Na manhã seguinte é só remover o que antes estava difícil e passar uma esponja com um pouco de detergente.

.