Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista realiza seminário na Unisanta, dias 2 e 3/12

Compartilhe:

26/11/2009 - Assecom Unisanta

O objetivo é abordar a revitalização da bacia hidrográfica e a conscientização do uso da água

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, através da iniciativa da Câmara Técnica de Saneamento e Usos Múltiplos e cooperação da Comissão Especial de Educação e Divulgação, realiza o seminário "Caminhando para o Futuro – Revitalizando a Bacia Hidrográfica", dias 2 e 3/12, no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília. O objetivo é abordar a revitalização da bacia hidrográfica e a conscientização do uso da água. O evento tem apoio da Unisanta, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo e Fundação Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), e patrocínio do Governo Federal e Petrobras.

02/12

19h30 - Cerimônia de abertura com o lançamento da campanha "O Uso Racional da Água" desenvolvida pela Agência Universitária de Publicidade e Propaganda (AUPP) da Unisanta. A agência doará as peças publicitárias confeccionadas para os elevadores e bebedouros da Universidade para que sejam utilizadas nos municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

Participarão da abertura, a Profª. Drª. Vera Lúcia Ramos Bononi, da Secretaria do Meio Ambiente – Instituto de Botânica e Julio Tadeu, do Ministério do Meio Ambiente, entre outros.

20h00 - Palestra Revitalização de Bacia Hidrográfica, ministrada pela Profª. Vera Bononi.

21h30 - Coquetel.

03/12

9h00 - Palestra "
Pacto das Águas, Município Verde Azul e Legislação de Recursos Hídricos relacionadas às nascentes" - Rosa Maria Mancini, Coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

10h00 - Palestra "O enquadramento dos corpos d’água" -
Profª. Ana Paula Brites, USP. Seguida pela palestra "O Plano de Bacia 2008/2011 do CBH-BS ", Paulo de Moraes, Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM/BS).

13h30 - Estudo de Caso: "Revitalização do Rio São Francisco" - Maurício Laxe, Engº. Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – Instituto Chico Mendes. Seguido da mesa-redonda "Educação Ambiental e a Revitalização" terá como debatedores Elianeiva Odísio e Eliane Bearzi, do Ministério da Integração Nacional; o Engº. Florestal Rodrigo Victor, do Instituto Florestal; o Biólogo John Emilio Garcia, da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP) e o coordenador do projeto Remangue e doutor em Educação Ambiental da Unisanta, Prof. Dr. Fábio Giordano. Francisco Gomes da Costa Neto, da AGEM, será o mediador.

15h30 - Mesa-redonda "Princípios de Precaução e Prevenção Aplicados nas Atividades Industriais, Portuárias e Urbanas na Baixada Santista". Entre os participantes estão o engenheiro da Petrobrás, Fabrício Gonçalves Jorge; o graduado em Gestão de Terminais Portuários, Guanito Prado Alves Filho, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e a Engª. Civil da Unisanta e do Projeto Ecomanage e representante da Universidade Santa Cecília no CBH-BS, Alexandra Franciscatto.

16h50 - Mesa-redonda "Saneamento e Tecnologias apropriadas à Revitalização", com o Engº. Joaquim Hornink Filho, da SABESP; o Engº. Fernando José Moliterno, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE); o Engº. Luiz Fernando Orsini Yazaky, da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), e o Engº. Paulo Sérgio Fonseca, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A moderação ficará a cargo do Secretário de Meio Ambiente de Santos, Flávio Rodrigues Correa.

18h15 - Visita técnica à minirrefinaria da Petrobras/Unisanta.

Outras informações pelo telefone: (13) 3422-1265.

.