Instituto EcoFaxina esteve presente no I Encontro da Frente Parlamentar Ambientalista do Litoral Paulista

Compartilhe:

23/12/2009 - Por Pedro Martins/CoMuniC Oikos. Fotos: Instituto EcoFaxina

Representantes do movimento ambientalista da Baixada Santista e outras entidades da sociedade civil organizada participaram nessa sexta-feira, 18/11, do primeiro encontro feito no litoral pela Frente Parlamentar Ambientalista de Vereadores do Brasil. Sentaram à mesa as seguintes organizações: Caaoby, representada por Fábio Dib; Instituto Ecofaxina, com a presença de William Schepis e também o Movimento Nacional de Catadores, que teve explanação do líder Roberto Laureano.

Todos eles trataram de problemas ambientais que dizem respeito à região metropolitana que abrange os municípios do litoral centro-sul de São Paulo.

Dib lembrou da importância da participação dos cidadãos na criação de leis e normas, algo a ser feito por meio de conselhos deliberativos e normativos. O Consema, por exemplo, é um deles, do qual a Caaoby faz parte. “O interesse público ambiental tem que estar presente em toda a sociedade”, disse ele.

Resíduos sólidos

A degradação escandalosa da área conhecida como Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, é o foco do trabalho da Ecofaxina, uma ONG recém formada por biólogos da Universidade Santa Cecília. “Aquilo é uma negligência do poder público”, criticou. Resíduos sólidos também são objeto de ação para o Movimento Nacional de Catadores, mais precisamente objeto de trabalho. “Os catadores tem muito a contribuir para o país”, afirmou Laureano, que mostrou de que forma o lixo faz parte de uma cadeia produtiva que gera renda e emprego.

A frente de vereadores é um braço de uma articulação de âmbito nacional, que tem por objetivo fortalecer o debate a respeito das políticas ambientais do país. Para o vereador Fábio Alexandre (PSB), principal incentivador da idéia na região, um dos ganchos do evento é “diminuir cada vez mais a submissão do poder legislativo ao executivo”, além de “qualificar parte dos vereadores sobre os temas ambientais e suas transversalidades”.

Os parlamentares convidados para a cerimônia de abertura do evento ausentaram-se dos debates temáticos.

O evento reuniu autoridades políticas da Baixada Santista

Dr. Fábio Giordano (UNISANTA) falou sobre o projeto Ecomanage.

Professor da UNISANTOS falou sobre o planejamento da universidade em relação ao meio ambiente.

Roberto Laureano ressaltou a importância do trabalho dos catadores de resíduos.

Muita conversa durante o coffee break.

.