Faculdade de Odontologia da UNISANTA em parceria com o Instituto EcoFaxina


Em sua 9ª edição, a Ação Voluntária EcoFaxina realizada no último domingo, 17/05, contou com a participação de alunos de odontologia, que utilizaram um consultório móvel para realizar diagnósticos gratuitos em pessoas cadastradas no levantamento socio ambiental, realizado pelo Instituto EcoFaxina nas palafitas próximas ao bairro Jardim Castelo, periferia da Zona Noroeste de Santos, onde são realizadas a cada 15 dias as Ações Voluntárias. O trailer foi transportado da universidade para a comunidade pela Prodesan a pedido do instituto.

O Instituto EcoFaxina, com mais essa parceria, deu início às atividades ligadas à saúde, que deverão contar também com outra paraceria, desta vez com a Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA. A diretoria do instituto deverá se reunir ainda este mês com a direção do curso, que conta com mais um serviço gratuíto à população, o Núcleo de Atenção à Saúde Funcional da Mulher, que começaria atendendo mulheres da Cooperativa de Costura da Sociedade Pró-Melhoramentos da Vila Gilda.

Assim com nas outras ações, foram realizadas atividades de educação ambiental com coleta de lixo no manguezal e confecção de máscaras de papel machê com crianças de 6 a 14 anos, que serão utilizadas em peças de teatro que as próprias crianças criam e encenam com a supervisão do grupo de diretores de educação ambiental do instituto.

Confira algumas fotos da ação.

Kauê Sales, Alessandra Henriques, Elisa Bedin, Danilo Basso, Matheus Reis e Juliana Isquerdo, alunos de odontologia que atenderam a comunidade.

Crianças participando da oficina de máscaras de papel machê.





Manguezal do Rio do Bugre

Os alunos de odontologia da UNISANTA tiveram a oportunidade de navegar pela primeira vez no estuário de Santos

O habitual almoço envolvendo as crianças da comunidade

Crianças passam por avaliação odontológica durante a 9ª Ação Voluntária EcoFaxina


Crianças na fila de espera para a avaliação odontológica




Durante a 9ª A.V. EcoFaxina foram atendidas 93 pessoas da comunidade


Agradecimentos:
Arq. Wagner Antonio de Oliveira Ramos (Adm. Regional da Zona Noroeste), Barbosa (Adm. Regional da Zona Noroeste), Dra. Rosângela Aló Maluza Florez (Odontologia - UNISANTA), Eng. Marcelo Pousada (Terracom Engenharia) e Sassá (Prodesan).


Imagens crédito: Instituto EcoFaxina
.

Projeto ambiental é apresentado em audiência

14/05/2009 - Camara Municipal de Santos

Tema é intermediado por Comissão da Câmara

A Câmara Municipal de Santos realizou no último dia 13/05/09 audiência pública para apresentação do Projeto Ambiental de remediação do antigo lixão da Alemoa. O encontro aconteceu no plenário Ulysses Guimarães, na rua XV de Novembro, no anexo da Câmara. O projeto tem autoria da Brasil Terminal Portuário. A empresa firmou um contrato de arrendamento com a Codesp para a implantação de um terminal de carga e descarga. Durante o encontro, diretores da empresa apresentaram detalhes de todas as etapas de construção da obra, dando ênfase ao desafio de despoluição de 342 mil m2 de ára degradada em função de anos de uso inadequado.


Integram a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, os vereadores Fabio Nunes (PSB), Arlindo Barros (PSDB) e Adilson Júnior (PT). Já a Comissão que trata de Assuntos Portuários, é integrada pelos vereadores Manoel Constantino (PMDB), Telma de Souza (PT) e Fábio Nunes (PSB) que presidiu a mesa para discussão dos trabalhos. Além dos vereadores, a audiência contou com representantes de entidades ligadas ao setor portuário e meio ambiente.

Com base em “cases” de trabalho, como o da construção de complexos esportivos dos Jogos Olímpicos de Londres, marcado para 2012, onde a utilização inadequada da área foi muito semelhante a da Alemoa, a tecnologia de descontaminação empregada consiste em “lavar” a camada superficial do solo. O terreno sofrerá uma divisão, onde o material escavado será peneirado, separado e lavado com equipamentos importados da Bélgica. Esse processo tende a separar o solo das substâncias químicas nocivas, com o reaproveitamento aproximado de 70%. Os outros 30% serão transformados em uma espécie de pasta que terá como destino aterros controlados.

“Todo o trabalho da Brasil Terminal Portuário, tem como compromisso, o de apagar mais de três décadas de despejo de lixo e componentes tóxicos de natureza diversa”, disse o vereador Fabio Nunes, professor Fabião que também é biólogo.
.

Fotos da 8ª Ação Voluntária que rolou no domingo, dia 03/05, na Praia do Tombo


Ponto de encontro em frente ao quiosque do Dinho


Educação Ambiental - Coleta de micro-lixo: 11 crianças da Vila Gilda, Zona Noroeste de Santos, foram sorteadas e ganharam um passeio para a Praia do Tombo


Muita animação com a criançada


Frutas e lanches


Começando a limpeza do costão rochoso no Canto do Forte


Com o mar agitado o lixo chega em maior quantidade


Voluntários trazendo sacos com o lixo recolhido


Depois de uma hora de coleta os voluntários estão de volta


14 sacos repletos de fragmentos, em sua maioria plásticos, frequentemente confundidos com alimentos por animais marinhos. No total foram retirados 76 quilos de lixo.




Criançada contente com o domingo diferente!


.Clique aqui e confira mais fotos.

.