Os 7 lugares mais tóxicos do mundo para viver

Compartilhe:

24/01/2010 - Care2 / IEF

Enquanto a população do mundo chega a quase 7 bilhões, está se tornando mais e mais difícil encontrar algum lugar na Terra que não esteja afetado pela poluição causada pelo homem, e como sempre, as coisas precisam ficar muito feias antes que as pessoas tomem medidas para manter o planeta limpo. Então aqui está uma lista que pode ajudar a motivar: Os 15 lugares mais poluídos do mundo.

Rio Citarum, Indonésia

O Citarum tem sido chamado de rio mais poluído do mundo. Cerca de cinco milhões de pessoas vivem na bacia do rio, e muitos deles dependem de seu fluxo para o seu abastecimento de água.

São centenas de toneladas de lixo formando um cenário surreal

É impossível ver onde está a água

O lixo toma conta de tudo

O garimpo de resíduos recicláveis substituiu a pesca local


Chernobyl, Ucrânia

Chernobyl é uma cidade do norte da Ucrânia, que em 1986 foi o local do pior acidente em uma uzina nuclear da história. Antes, lar de mais de 14.000 habitantes, hoje a cidade é em sua maior parte desabitada devido à contaminação radioativa.

Placas indicam que o perigo persiste

Usina nuclear em Chernobyl

Crianças sofrem com os efeitos a longo prazo da radiação


Linfen, China

Linfen tem mais poluição atmosférica do que qualquer outra cidade no mundo. Situada no coração do cinturão de carvão da China, a fumaça e a fuligem de poluentes industriais e automóveis enegrecem o ar sem parar. Diz-se que se você pendurar a sua roupa aqui, ela vai ficar preta antes que seque.

Neblina? Não, poluição!


Giro do Pacífico Norte

Uma ilha de lixo do tamanho dos estado de Minas Gerais e Bahia juntos no meio do Oceano Pacífico, formada pelas correntes do Pacífico Norte. O lixo, que é maioritariamente constituído por restos de plástico, encontra-se suspenso até 30 metros abaixo da superfície.

Estudos indicam que o plástico já supera o plancton em 6/1 no oceano


La Oroya, Peru

La Oroya é uma cidade mineiradora nos Andes peruanos coberta de fuligem. Noventa e nove por cento das crianças que vivem lá têm níveis no sangue que excedem os limites aceitáveis para o envenenamento por chumbo, que pode ser diretamente atribuído a uma fundição de propriedade norte-americana que foi poluindo a cidade desde 1922.

Mais um exemplo de exploração e descaso com o 3º mundo


Dzerzhinsk, Rússia

O livro Guinness Book nomeou Dzerzhinsk a cidade mais quimicamente poluída na Terra, em 2003 a sua taxa de mortalidade excedeu a sua taxa de natalidade em 260 por cento. Mais de 300.000 toneladas de resíduos químicos foram indevidamente despejados lá entre 1930 e 1998.

Infelizmente a consciência ecológica é algo novo e ainda pouco difundida


Bacia Matanza-Riachuelo, Argentina

A Bacia Matanza-Riachuelo é um local na Argentina cujo nome é sinônimo de poluição. Mais de 3.500 fábricas operam ao longo das margens do rio, uma paisagem que inclui 13 favelas, inúmeros canos clandestinos que levam esgoto ao rio e 42 lixões.

Los hermanos fazendo sua parte

.