Campanha arrecada garrafas PET para projeto social da Ordem Franciscana Secular do Valongo

Compartilhe:

26/02/2010

Proteger o meio ambiente e gerar renda para quem precisa. Este é o objetivo da ‘Campanha PET Limpeza’, uma iniciativa da ‘Superbanca’ no bairro da Aparecida em Santos, em parceria com o Lojão da Aparecida, Loja Jaú Materiais de Construção e tem o apoio da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD).

A iniciativa consiste em arrecadar o maior número de garrafas PET possível até o fim de março, que serão doadas ao Projeto Revitalizando o Patrimônio Humano, da Ordem Franciscana Secular do Valongo. Neste Projeto, as garrafas são transformadas em vassouras e escovas de vaso sanitário, que são vendidas, gerando renda à Comunidade local.

Segundo Silvânia Aparecida Ramos, coordenadora do projeto, para cada vassoura são necessárias 12 garrafas. O processo é semi-industrial e passa por diversas fases. Tudo da garrafa é aproveitado, exceto o seu fundo que é destinado à reciclagem.

Para Cesar Malaco, proprietário da ‘Superbanca’, “o projeto engloba duas preocupações: Preservação ambiental com preocupação social”. Afinal, quem participar da campanha também estará evitando que muitas garrafas sejam jogadas no lixo comum.

As garrafas deverão ser levadas até a ‘Superbanca’, que posteriormente serão armazenadas no Lojão da Aparecida. Aos sábados no início da tarde, um carro da Loja Jaú levará a quantidade arrecadada ao galpão do Projeto, que fica na Rua Marquês de Herval, 24 ao lado do Santuário do Valongo.

E para colaborar é fácil. Basta levar qualquer quantidade de garrafa PET na 'Superbanca’ no bairro da Aparecida em Santos. Para incentivar ainda mais a população, quem doar o mínimo de 3 garrafas ganha 10% de desconto na compra de uma Vassoura Ecológica e ainda concorre a uma cesta ambiental da Superbanca.

O Projeto Revitalizando o Patrimônio Humano: Em atividade há 5 anos, o Projeto, que tem patrocínio da Petrobrás e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como objetivo principal gerar renda para a comunidade, num formato de cooperativa, onde o dinheiro arrecadado é dividido entre todos os trabalhadores. Sua idealizadora, Silvânia Ramos, começou atuando como coordenadora da Pastoral no Núcleo Valongo.

Ordem Franciscana Secular do Valongo

A 'Superbanca' sempre desenvolveu diversos projetos nas áreas culturais, sociais e ambientais. Durante seus 15 anos como jornaleiro, Cesar Malaco já organizou duas manhãs de autógrafos e três Feiras de Livros – o ‘Dia do Leia Mais’ - a preços populares.

Sua 1ª campanha foi em 1999 que arrecadou e doou dezenas de Kits de 1°s socorros à São Vicente de Paulo. Posteriormente, conseguiu, através de um abaixo-assinado, mais uma caixa coletora do correio para o bairro, e viabilizou, junto ao Cartório Eleitoral uma Urna Eletrônica em frente à banca, onde as pessoas puderam conhecer melhor o aparelho, simular o exercício do voto e tirar dúvidas (1998 e 2002); Também participou das campanhas do Desarmamento Infantil e ‘Mc Dia Feliz’.

Ambientalmente, já realizou duas campanhas de Reciclagem: A campanha ‘Reciclando Cidadania’ (set/2004), que destinou jornais e revistas velhas (500 kg) para uma entidade assistencial, e a Campanha Lixo Solidário, que arrecadou de 19/03 a 04/07 de 2005, 1032 Garrafas PET, 458 Garrafas de vidro, 485 kg de papel, 332 revistas para leitura e 08 garrafas de 1250ml e 02 de 2lts com pilhas usadas que beneficiaram quatro entidades assistenciais.

Atualmente transformou uma carcaça velha de computador em posto de recolha de pilhas e baterias usadas, pois quando jogadas no lixo comum, vazam e poluem o solo e os lençóis freáticos.

Para mais informações:

SUPERBANCA: Rua Alexandre Martins, 139 – Santos (SP) - c/ Cesar Alves Malaco
(13) 9600-8251; (13) 3236-7536 – após 17h30; (13) 3213-71.53 – das 8 às 17hs (falar com a SEPROC)

Projeto Revitalizando o Patrimônio Humano: Rua Marquês de Herval, 24 - c/ Silvânia Aparecida Marques
(13) 9703-1405; (13) 3561-1896

Lojão de Aparecida: Rua Alexandre Martins, 139 – Santos (SP) - c/ Fernando

Loja Jaú Materiais de Construção: Rua Alex. Martins, 141 – Santos (SP) - c/ Cuca
(13) 3345-5115

.