Novo catalizador orgânico tornará mais eficaz a reciclagem de PET

Compartilhe:

09/03/2010 - Treehugger/IBM - Tradução: William Rodriguez Schepis

13 bilhões de garrafas PET são descartadas por ano


Certas coisas são mais difíceis de reciclar do que outras. Embora seja relativamente fácil de fazer uma nova lata alumínio a partir de uma velha lata de alumínio, fazer uma nova garrafa de plástico com uma velha é muito mais difícil.

Pesquisadores de Stanford trabalhando no novo catalizador orgânico
Crédito: Monica M. Davey/IBM

Atualmente, a maioria do plástico reciclado não é realmente reciclado, mas sim "downcycled" ou seja reciclado para uma menor utilização. Mas, graças a um avanço na química verde pela IBM e pesquisadores de Stanford, isso pode estar prestes a mudar!


Em uma publicação entitulada Organocatalysis: Opportunities and Challenges for Polymer Synthesis, publicado no jornal da American Chemical Society Macromolecules, os cientistas explicam como eles foram capazes de criar um "altamente ativo e ambientalmente benigno" catalisador orgânico que pode quebrar quimicamente PET em monômeros, o blocos de construção de polímeros. Podendo então usar estes para fazer plásticos novos com a mesma qualidade da matéria-prima, e tudo isto a temperaturas relativamente baixas, permitindo um "circuito fechado" de reciclagem com o uso de baixa energia.

Esperança de um ciclo fechado para a polimerização e despolimerização
Imagem: IBM

Isto está em contraste com o que fazemos agora: plástico PET são mecanicamente quebrados com catalisadores de bases metálicas e, em seguida, misturados com PET virgem a temperaturas elevadas (e assim uma grande quantidade de energia é usada). O resultado é um grau de qualidade inferior ao da matéria-prima original, de modo que só pode ser usado para "produtos derivados", como tapetes e roupas que não podem ser reciclados pela segunda vez.

A IBM anunciou parceria com pesquisadores do King Abdulaziz City for Science and Technology, na Arábia Saudita para fazer testes em maior escala do catalisador orgânico para reciclagem de PET.

Esperamos que isso funcione bem, e que este método de reciclagem possa ser ampliado rapidamente para fechar o ciclo sobre esse tipo de plásticos (e outros).


Claro, ainda é melhor não usar garrafas de plástico, em primeiro lugar...

A vantagem é que esta nova abordagem deva funcionar não somente para plásticos derivados de combustíveis fósseis, mas também para bio-plásticos.

.