Voluntários retiram meia tonelada de lixo da Lagoa da Saudade em Santos

Compartilhe:

31/05/2010 - IE

A ação recolheu uma grande quantidade de plástico, vidro, oferendas religiosas, e muitas coisas estranhas, dentre elas um para-choque e um teclado de computador.

Com poucas nuvens no céu e uma temperatura agradável, por volta das 10 horas foi formado um grupo de 30 voluntários. Divididos em grupos, saíram para a limpeza da lagoa e dos bosques, formados por fragmentos de Mata Atlântica ainda presentes em seu entorno.

Da parte interna e margens da lagoa foram retirados 18 sacos de resíduos com o auxílio de um barco de alumínio da prefeitura que levou dois voluntários. Nos bosques foi realizado um pente fino, e a quantidade de resíduos surpreendeu.

Como a lagoa recebe água proveniente de nascentes próximas, existem manilhas que permitem a passagem da água por baixo da rua, seguindo o declive e percorrendo a mata até uma galeria da prefeitura, que desce para a Zona Noroeste, desaguando no estuário. No bosque ao lado da pista, muito resíduo flutuante que sai da lagoa fica acumulado entre a vegetação.

Foram 44 sacos de litros, totalizando 515 quilos de resíduos em cerca de 4 horas de trabalho voluntário.

Muitos frequentadores puderam conhecer o Instituto EcoFaxina, observando ou participando da ação.

Envolvimento sustentável, usufruir e preservar, é a mensagem que fica para as gerações de pais e filhos que curtiram o domingo de ecofaxina na lagoa.

Voluntário feliz com o lixo no saco

Equipe do barco se refrescando em uma sombra na margem

A água forma um pequeno rio que leva resíduos da lagoa para a mata

O secretário do meio ambiente de Santos, professor Fabião, esteve presente na ação e também fez sua parte

Os 44 sacos foram pesados e encaminhados para a coleta da Terracom

Parabéns a todos os voluntários da 15ª Ação Voluntária EcoFaxina!
.