Seminário discute a destinação de resíduos sólidos em Santos

Compartilhe:

12/05/2010 - IE

Com o objetivo de debater o desafio de harmonizar desenvolvimento e sustentabilidade buscando soluções conscientes para a destinação dos resíduos sólidos nas grandes cidades, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto e o Deputado Federal Arnaldo Jardim promovem o Seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Gestão Municipal”, no dia 14 de junho de 2010 (segunda-feira), a partir das 19h, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Rua Dr. Oswaldo Cruz, 277 – bloco M).

Sob a mediação do Vereador Braz, o Seminário conta com a presença de Autoridades do Meio Ambiente, empresários, representantes de ONGs, Associações e Entidades da Sociedade Civil, estudantes universitários e demais pessoas interessadas no tema. “A discussão sobre a destinação dos resíduos sólidos é importante porque é um tema presente na vida de todos nós. Seja na produção de petróleo e gás, na construção civil ou no descarte do lixo doméstico”, destaca Braz.

Autor da Política Nacional de Resíduos, Arnaldo Jardim explanará sobre a lei de sua autoria e sobre o conceito de Gestão Ambiental Compartilhada para a administração municipal. “A Gestão Ambiental Compartilhada visa não apenas orientar as parcerias institucionais entre Município, Estado e entidades da Sociedade Civil organizada, mas requer também ações integradas objetivando contribuir para o equilíbrio e eficiência do planejamento da cidade a curto, médio e longo prazo”, ressalta o Deputado Federal Vice-Líder da Bancada do PPS na Câmara dos Deputados.

A segunda palestra será proferida pelo Presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodriguez Schepis. O Instituto foi fundado em 2008 pelo então aluno de Biologia Marinha que, inconformado com a maneira que o lixo e o esgoto eram descartados diariamente no ecossistema, começou a promover ações de sensibilização e educação ambiental com as comunidades próximas aos manguezais, visando a recuperação e conservação dos ambientes marinhos. Atualmente, o Instituto Ecofaxina realiza pesquisas e programas de educação ambiental em parceria com a Terracom e a Unisanta, em prol dos moradores da Vila Gilda.

São despejados mensalmente 36 mil toneladas de lixo proveniente de sete dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista no aterro Sítio das Neves, em Santos. Desse total, 1420 toneladas são resíduos da construção civil.


Priscilla Radighieri
Assessora Parlamentar / Assessoria de Comunicação
Vereador Braz Antunes Mattos Neto
Tel. 3211-4181 / 3219-2168
.