Itanhaém ganha Atlas Ambiental

Compartilhe:

20/08/2010 - Prefeitura Municipal de Itanhaém


O objetivo principal deste trabalho é sistematizar e consolidar as informações ambientais do Município e disponibilizá-las ao público em geral

Um importante trabalho ambiental está próximo de ser concretizado para beneficiar munícipes, turistas e estudantes. A Prefeitura de Itanhaém, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, apresentou ao Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH – BS) e obteve recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para elaboração do Atlas Ambiental e do Banco de Dados Ambientais do Município.

O objetivo principal deste trabalho é sistematizar e consolidar as informações ambientais de Itanhaém e disponibilizá-las ao público em geral, de forma e numa linguagem acessível à maioria da população, em versões impressa e digital.

O trabalho consiste na identificação, coleta, compilação e tratamento digital de todos os dados geográficos de Itanhaém, como fauna, flora e informações socioeconômicas; realizado desde o ano passado por profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo.

A publicação terá vários mapas, como da geologia, erosão, uso e ocupação do solo, hidrogeologia e unidades de conservação, além de toda caracterização socioeconômica e da biodiversidade de Itanhaém.

Além dos mapas, serão encartadas na publicação uma foto aérea em tamanho maior de todo o Município, os pontos de interesse turístico e de serviços públicos. Estão previstos também encartes específicos para serem utilizados pelos alunos das escolas do Município.

Atualmente o material está em fase final de redação; já concluídos os trabalhos de campo de caracterização da cobertura vegetal na faixa urbana e de expansão urbana. A partir do levantamento das espécies de fauna e flora catalogadas no Município foi realizada uma comparação com as listagens oficiais de espécies ameaçadas de extinção, no âmbito estadual e nacional.
.