Praia do Tombo recebe certificação socioambiental com validade de um ano

Compartilhe:

30/11/2010 - Ministério do Turismo

No próximo dia 4, quando uma bandeira azul for fincada na Praia do Tombo, no Guarujá (SP), o Brasil terá duas praias com certificação ambiental de reconhecimento internacional. O selo é concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), que congrega mais de 50 países de todos os continentes.


Tombo junta-se a Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), a primeira praia brasileira certificada. O selo da praia catarinense, concedido em 2009, foi renovado por mais um ano. A Bandeira Azul tremula em mais de 3,2 mil praias e marinas de todo o mundo.

"Trata-se de um programa de extrema relevância e credibilidade. A certificação Bandeira Azul representa um atrativo importante, pois serve de referência para turistas de todo o mundo", avalia o diretor de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch.

As praias e marinas candidatas à Bandeira Azul devem cumprir critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro. A certificação é concedida em última instância pela FEE após processo que inclui auditorias, avaliação de júri nacional e internacional.

O júri é composto por representantes dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, Organização Mundial do Turismo, Organização Mundial de Saúde e outros órgãos nacionais e internacionais. A Bandeira Azul é concedida por período de um ano. Para manter o título a praia ou a marina deve passar por um novo processo de avaliação.

Acima, a bandeira azul que será hasteada na Praia do Tombo
.