Guindaste tomba sobre embarcação no Porto de Santos

Compartilhe:

31/12/2010 - Áureo Gil / TvTribuna.com

Um guindaste tombou sobre um navio no Terminal de Contêineres da Margem Direita - Tecondi, no Saboó, no Porto de Santos, por volta das 15h desta sexta-feira . O acidente não deixou feridos.

O guindaste tem mais de 30 metros de altura e cerca de 100 toneladas. Com a quebra, o contrapeso do guindaste virou no píer e óleo foi derramado. A Guarda Portuária e Capitania dos Portos foram acionadas para acompanhar a ocorrência.

"O navio está operando na última baia do lado externo. A gente percebe que os cabos do guindaste estão dentro do porão. Mas, aparentemente, pelo menos no primeiro sinal o problema ocorreu na base do guindaste", comento o ministro-chefe da Secretaria Especial de Porto Sérgio Aquino.

Será aberto um inquérito para saber a causa do acidente. Com isso, as atividades pararam no navio Santos Express.

O representante do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras foi impedido de entrar. "Segundo comentário, o equipamento não estava em condições de trabalhar. Foi dado ordem para trabalhar com esse equipamento. Se fosse um dia normal de trabalho, certamente teria envolvido muitos trabalhadores e seria fatal".

O terminal informou por meio de nota que o acidente causado por problema mecânico no guindaste não teve feridos. Todos os procedimentos de contenção de vazamento e remoção de óleo diesel foram tomados. A empresa garantiu que não houve danos ambientais.
.