Calouros da Unisanta farão outra faxina na Ilha Porchat

Compartilhe:

11/02/2011 - Por William Rodriguez Schepis

Como parte das atividades do Trote Solidário e Ecológico 2011, o Instituto EcoFaxina, em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia Marinha da Unisanta, realizará no dia 20/02 a 22ª Ação Voluntária EcoFaxina na Ilha Porchat, repetindo o local e o sucesso do ano passado, quando na ocasião os voluntários retiraram 380 Kg de resíduos do costão rochoso e encosta da ilha  (clique aqui para ler a matéria). Este ano esperamos contar com mais voluntários para retirarmos uma quantidade ainda maior!

O ponto de encontro será em frente ao Bloco D da Unisanta, na rua Dr. Oswaldo Cruz, 266, de onde partirá às 9 horas um ônibus da Terracom com os voluntários.

Durante a ação os calouros da Faculdade de Biologia Marinha receberão informações sobre a ecologia do local e o impacto causado pela poluição, além de realizarem uma limpeza no costão rochoso da ilha, retirando sobretudo resíduos com longo período de degradação, como plástico, borracha, isopor e vidro. Uma vez em contato com a água, esses resíduos são confundidos com alimentos por diversos animais, dentre eles peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos. Hoje são despejadas aproximadamente 7 milhões de toneladas de lixo, causando a morte de cerca de 1 milhão de aves e 100 mil mamíferos e tartarugas. Vale ressaltar também que parte desses resíduos são embalagens, que acumulam água parada, propiciando a proliferação do mosquito da dengue.

Fique ligado

Não será permitido o uso de chinelo de dedo, podendo apenas participar quem estiver calçando tênis. Aconselhamos o uso de roupas leves e protetor solar. No local serão distribuídos lanches e água.

Mostra de documentários

Ainda no mês de fevereiro, será realizada na Unisanta a primeira sessão do "Cine Blue Planet", uma mostra de documentários que abordam temas relacionados com os oceanos e a vida marinha. Em breve será divulgada a lista com as datas de exibição dos documentários.

O intuito do Cine Blue Planet é levar conhecimento aos alunos e ao mesmo tempo ajudar pessoas que necessitam de ajuda, pois cada ingresso será trocado por 1Kg de alimento não perecível, com excessão de sal, açúcar e água. Os alunos que tiverem outros itens para doar como vestuário e brinquedos, favor entrar em contato com a organização.

.