Instituto EcoFaxina fará maratona de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

Compartilhe:

18/03/2011 - Por William Rodriguez Schepis / IEF

Vivemos hoje em um mundo onde os recursos naturais estão se tornando cada vez mais escassos. É a primeira vez na história da humanidade em que a maioria da população mundial vive em cidades grandes: 3,3 bilhões de pessoas... e a paisagem urbana continua a crescer.

Hoje, 38% do crescimento é representado pela expansão de favelas, enquanto que as populações das cidades estão aumentando mais rápido do que a infraestrutura de adaptação das cidade.

O problema central é, portanto, a gestão das águas e resíduos urbanos. A rede de água encanada está decadente em muitos contextos. As pessoas pobres têm os piores serviços e pagam o preço mais alto pela água.

Poucas autoridades de países em desenvolvimento têm encontrado soluções sustentáveis para limpeza urbana, os serviços públicos não podem se dar ao luxo de prolongar galerias de esgoto para as favelas, nem podem tratar de forma correta o volume de esgoto já coletado. O descarte de resíduos sólidos é uma ameaça crescente à saúde e ao meio ambiente.

O objetivo do Dia Mundial da Água é chamar a atenção internacional sobre o impacto do rápido crescimento das populações urbanas, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas de água urbanos.

O tema deste ano, "Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano", chama a atenção e incentiva governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resposta aos desafios da gestão das águas.*

Atividades

22/03 - 23ª Ação Voluntária EcoFaxina
Na abertura da Semana da Água de Santos será realizado um mutirão de coleta de micro lixo na Ponta da Praia, em frente ao Aquário Municipal. Das 9 às 12 horas.

24/03 - Lagoa da Saudade
Na quinta-feira será montado um estande temático com informações sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos e o trabalho desenvolvido pelo Instituto EcoFaxina. Das 14 às 17 horas.

26/03 - COC na Areia 2011
Pela segunda vez participaremos deste grande evento esportivo de praia que é organizado todos os anos pelo Colégio COC Novo Mundo na Praia Grande. O colégio promove o trabalho de equipe com a interação entre alunos, pais e professores, além de abrir espaço para a divulgação de ações ambientais, estimulando a reflexão de pais e alunos sobre a importância da preservação. Das 9 às 14 horas.

27/03 - Emissário submarino
No domingo ocorre o encerramento da Semana da Água no Parque Municipal Roberto Mário Santini. O Instituto EcoFaxina participará com seu estande temático, fornecendo informações e sensibilizando os presentes para a questão da poluição marinha. Das 14 às 17 horas.


*Fonte: UNEP
.