A poluição marinha deve ser levada a sério

Compartilhe:

15/03/2011 - Por William Rodriguez Schepis / IEF

A cada dia, uma grande quantidade de diferentes produtos químicos e outros poluentes estão sendo despejados em nossos mares e oceanos. A poluição marinha está aumentando porque a população humana está crescendo constantemente, e com isso cresce também a quantidade de poluentes  diferentes que fazem seus caminhos para os nossos litorais.

Microplástico coletado no Giro do Pacífico Norte com rede de arrasto para plâncton. Nessa região do Oceano Pacífico o plástico supera o zooplâncton em 6x1
Microplástico coletado no Giro do Pacífico Norte com rede de arrasto para plâncton. Nessa região do Oceano Pacífico o plástico supera o zooplâncton em 6x1

Foi estimado que cerca de 60% das pessoas no mundo vivem em áreas costeiras. Mais pessoas significa maior poluição. O pior é que a grande maioria das pessoas realmente não se preocupa com o que vai acontecer com muitos dos ecossistemas marinhos, se continuarmos a poluir nossos mares e oceanos e, mais importante, que tipo de efeito a poluição marinha causa sobre nós e nosso bem estar. Sem mencionar as nossas futuras gerações.

Animais filtradores como o tubarão-baleia acima, ingerem grandes quantidades de microplástico misturado com o zooplâncton
Animais filtradores como o tubarão-baleia acima, ingerem grandes quantidades de microplástico misturado com o zooplâncton.

A fauna marinha está descobrindo que é extremamente difícil lidar com o excessivo nível de poluentes como lixo, metais pesados, hormônios, nutrientes e bactérias. Muitos ecossistemas marinhos, em breve deixarão de existir se o mundo não conseguir resolver adequadamente essa questão. De fato, a poluição marinha tem o potencial para se tornar um dos principais fatores para uma enorme perda de biodiversidade nos próximos anos. 

Os seres humanos têm de parar de usar os oceanos como área de descarte, e o mundo deve definitivamente se esforçar mais para desenvolver políticas sociais para que as pessoas comecem a respeitar o meio ambiente, em vez de tentar constantemente encontrar novas maneiras de como abusar dele.
 
Mergulhadores retiram pneus de "depósito" na Flórida, EUA.
Mergulhadores retiram pneus de "depósito" na Flórida, EUA.

Esse problema precisa ser resolvido a nível local, bem como a nível internacional. Leis municipais e estaduais não são suficientes, porque a poluição marinha, muitas vezes tende a propagar-se de para águas internacionais, exigindo um aumento imediato no nível de consciência global.

Plástico retirado do trato digestório de um albatroz
Plástico retirado do trato digestório de um albatroz.

A poluição marinha é um problema que precisa ser levado a sério. Vida de muitas pessoas ao redor do mundo dependem da pesca e a poluição marinha em curso está ameaçando interromper a cadeia alimentar marinha, até um ponto sem retorno.

A poluição marinha pode causar não só a diminuição dos estoques, mas também representar séria ameaça à saúde dos seres humanos porque as toxinas podem facilmente acabar em nosso corpo, após consumirmos pescados de uma região poluída.

Restos de um albatroz revelam a causa da morte.
Os restos de um albatroz revelam a causa da morte.