Estuário de Santos tem mais "produtos" que qualquer hipermercado

Compartilhe:

17/05/2011 – IEF

A 24ª Ação Voluntária EcoFaxina que aconteceu no último domingo no manguezal adjacente ao bairro Jd. São Manoel foi um sucesso. Mesmo com eventos de grande porte acontecendo na cidade, os 10 Km Tribuna FM e a final do Campeonato Paulista de Futebol, a ação recebeu o apoio de 26 voluntários sendo a maioria mulheres, jovens e crianças, que coletaram 463 quilos de resíduos, priorizando materiais como plástico, isopôr, borracha e vidro.

O que impressionou mais uma vez os voluntários no Jd. São Manoel foi a diversidade de resíduos encontrados em meio a bancos de spartina (vegetação característica do estuário) e árvores de maguezal, acabando com a a biodiversidade e dando lugar a uma enorme lixodiversidade.

É possível coletar desde a consumidíssima sacola plástica, passando por todo seguimento alimentício, cosmético, farmaceutico, automotivo, eletrônico, decoração, construção, brinquedos, utencílios em geral, vestuário, pesqueiro. De tudo pode-se encontrar um pouco ou bastante no nosso estuário. Até equipamentos públicos como orelhões e lixeiras. Podemos afirmar com certeza que existem mais “produtos” no estuário de Santos que em qualquer hipermercado.

Da fauna local só é possível observar poucos e pequenos caranguejos, que não chegam a idade adulta ou migram para outra área, além de algumas aves como garças e socós.

Agradecemos ao Sr. João Manoel, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Caminho da União, ao Supermercado Bolshoi por ceder os lanches para os voluntários, a Terracom, como sempre pelo ônibus, e a Secretaria do Meio Ambiente de Santos pelo apoio.

Próximos compromissos

A próxima Ação Voluntária está pré-agendada para a Semana do Meio Ambiente, de 30/05 a 05/06. A data e o local exatos da ação serão divulgados em breve. Antes da próxima ação o Instituto EcoFaxina participará como expositor no Viva a Mata 2011, evento que será realizado de 20 a 22/05 no Parque do Ibirapuera com organização da Fundação SOS Mata Atlântica.




Obrigado a todos os voluntários! Até a próxima!!!
.