Uma ação diferente pelo Meio Ambiente

Compartilhe:

06/06/2011 - IEF

Comemorando o mês do Meio Ambiente e a nossa 25ª Ação Voluntária EcoFaxina, deixamos os resíduos na "maré" e percorremos TODOS os becos do Jd. São Manoel.

Com um dia ensolarado, a ação começou com uma roda de conversa sobre os problemas do bairro, sobretudo a poluição e os danos à fauna marinha. Como acontece frequentemente, o professor Fabião, secretário do Meio Ambiente de Santos, foi conferir a ação. Participou da conversa e percorreu o bairro observando inúmeras irregularidades, conversando com munícipes, junto com os 34 voluntários do Instituto EcoFaxina até chegar ao manguezal.

  Voluntários prontos para o mutirão de educação ambiental

A ponte da comporta é local de descarte de lixo de alguns moradores. O local necessita de uma caçamba para descarte urgentemente. Nesta foto o secretário do Meio Ambiente professor Fabião.

Canal da comporta que deságua no estuário recebe esgoto e produtos químicos por toda sua extenção

A comporta fica entupida por resíduos sólidos

Aterramento para construção de submoradia

Nos becos onde vive a comunidade em palafitas sobre o manguezal, organizamos os grupos com a rapidez e precisão dos escoteiros, que eram 21 do total de voluntários. Percorremos todas as palafitas e casas do Caminho da União orientando os moradores sobre os danos que a poluição causa à saúde e à vida marinha e entregando panfletos da Semam, com orientações e horários de coleta de lixo, assim como o telefone do Cata-Treco.

 
Ao redor das palafitas o mangue tenta resistir a agressão

Becos estreitos ligam muitos barracos

Em visita a mais uma dona de casa

Os jovens levando a educação ambiental para a comunidade
 
A ação não retirou um quilo de resíduo, mas esperamos que esse contato próximo e alegre dos voluntários seja capaz de evitar que toneladas de resíduos sejam descartado em nosso estuário no futuro. E novos mutirões como esse deverão ser incluídos nas Ações Voluntárias EcoFaxina.

 Com os escoteiros na margem do estuário

Muito obrigado a todos participantes, especialmente os escoteiros dos grupos 163/SP Escoteiro Pascoal Lembo e 175/SP Escoteiro do Mar Albatroz Albatroz. A 25ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o apoio da Unisanta, Associação dos Moradores e Amigos do Caminho da União e Secretaria do Meio Ambiente de Santos.
.