Aquário prepara programação especial no aniversário da cidade

Compartilhe:

26/01/2012 - PMS

O Instituto EcoFaxina estará presente na comemoração com sua tenda, sensibilizando a população sobre o grave problema da poluição marinha na nossa região.


O Aquário celebra nesta quinta-feira (26) os 466 anos de Santos com grande festa. A programação, na área externa, das 9h às 14h, inclui tendas e exposições sobre conservação ambiental. Às 13h, haverá o ‘batismo’ do leão-marinho. O nome foi escolhido em concurso público que recebeu mais de mil sugestões. Os 10 nomes selecionados pela comissão julgadora foram submetidos a votação popular.

Com monitoria da unidade de educação ambiental do Aquário, os visitantes poderão conferir uma mesa de investigação marinha, com esqueletos, conchas e ovos. A equipe do Orquidário preparou brincadeiras, como os jogos Cara a Cara (mostrando a importância da diversidade) e dos Copos (com material reciclado), além de animais taxidermizados, como lontras, jacarés de frangos d’água. A Semam (Secretaria do Meio Ambiente) organizou uma oficina de castelos de areia.

Arte

As exposições ficarão a cargo da seção de Ecoturismo da Setur (Secretaria de Turismo) e das artistas Maria José da Costa e Rosa Nair Carretta, com obras de arte produzidas com jornal, mostrando a importância da reutilização de materiais.

Segundo a chefe da unidade de educação ambiental, Maricene Passos, é o papel do Aquário transmitir esta mensagem. “Quando temos a possibilidade de ver o resíduo sólido sendo reaproveitado através de cursos em esculturas, artesanato ou telas, nós valorizamos a sucata como forma de expressão artística do nosso imaginário”, explica.

Também apoiam e participam das comemorações a ONG Greenpeace, equipe de informação sobre dengue, centro de estudos de encalhes de mamíferos marinhos, Projeto Albatroz, Instituto EcoFaxina e Sabesp.
.