30ª Ação Voluntária EcoFaxina vai limpar o Parque Ecológico do Perequê, em Cubatão

Compartilhe:

31/05/2012 - IEF
  
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, voluntários do IEF visitarão neste sábado (02/06) o Parque Ecológico do Perequê, uma reserva da Mata Atlântica (APP) situada no início da Serra do Mar, que abrange o ribeirão Perequê e suas deliciosas piscinas naturais e cachoeiras. Entre elas, a Véu da Noiva, com mais de 60 metros de altura.

Cachoeira Véu da Noiva, ribeirão Perequê, Cubatão
A região encanta seus visitantes com a natureza exuberante da Mata Atlântica e atrai sobretudo os praticantes de trekking e rapel.

O parque oferece uma trilha com grau de dificuldade média, que dura cerca de quatro horas, ida e volta. Durante o trajeto os visitantes se deparam com piscinas naturais formadas pelo ribeirão Perequê. Após uma hora e meia de caminhada, é possível contemplar uma paisagem deslumbrante e se refrescar na cachoeira Véu da Noiva, com mais de 60 metros de queda, e em sua grande piscina natural com águas que descem a Serra do Mar.

Limpeza e estudo

A 30ª Ação Voluntária EcoFaxina contará com a participação dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual de Cubatão (Etec) e funcionários da Secretaria de Saúde que, junto com os demais voluntários, irão percorrer a trilha que acompanha a margem do ribeirão Perequê coletando os resíduos que muitos visitantes sem educação deixam pelo caminho.

Cartaz de divulgação

Após a coleta os resíduos serão identificados, separados, pesados e destinados de forma correta. Os dados serão encaminhados para a administração do parque e para a Secretaria do Meio Ambiente de Cubatão, auxiliando no processo de conservação e educação ambiental do local.

Além da limpeza, os voluntários realizarão, com o auxílio de biólogos, uma coleta de macroinvertebrados bentônicos, organismos que vivem no fundo do ribeirão entre as pedras e a areia, e que indicam mudanças ocorridas no ambiente, geralmente causadas por ações antrópicas.

  • Quando: Sábado, 02/06, das 10 às 14 horas.
  • Onde: Parque Ecológico do Perequê - Cubatão.
    Acesso a partir da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, km 10, para a Estrada do Perequê.
  • Alimentação: Serão oferecidos lanches aos voluntários. Não esqueça de levar a sua caneca!
Mapa (rota a partir de Santos)
.