O Instituto EcoFaxina é finalista do Prêmio Trote da Cidadania

Compartilhe:

26/06/2012 - Fundação EDUCAR

Os cases dos 6 finalistas serão publicados em um livro da Fundação Educar DPaschoal: Melhores práticas de Trote da Cidadania 2012 que será lançado no final deste ano.


Abaixo os projetos finalistas nas duas categorias:

CATEGORIA ENSINO TÉCNICO

Gincana Solidária
Instituto Federal do Paraná - IFPR (Londrina/PR)

Cada um dos grupos selecionou uma entidade/instituição que trabalha com projetos sociais ou populações desassistidas procurando identificar demandas dessa instituição. A partir destas informações, a equipe apresentou uma proposta de intervenção pensando nos cursos disponibilizados no IFPR Campus Londrina para execução de um plano de melhoria. Todos os donativos arrecadados eram convertidos para as entidades estudadas.

CATEGORIA ENSINO SUPERIOR

Trote Social - Calouro Humano 2012
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE (Ponta Grossa/PR)

As equipes receberam um envelope sorteado aleatoriamente, no qual havia o endereço de uma residência na Vila Princesa e na Vila Coronel Cláudio, devidamente pré-selecionada pela equipe organizadora. Junto ao endereço as demandas para reformas das casas. Estas casas sofreram transformações nos aspectos estéticos, tais como pintura, jardinagem, comodidade e outros. Esse ano a ação envolveu 20 casas. O tema do Trote Social “Calouro Humano 2012” foi voltado a Sustentabilidade e em algumas casas houve a implantação de sistema de captação da água de chuva, bem como o aquecimento solar utilizando garrafas pet.

Plantando Esperança: você tem a semente, o voto!
Empresa Junior EJFV (Vitória/ES)

A campanha pelo voto responsável e contra a corrupção pública faz parte do projeto Trote da Cidadania 2012 para a integração dos alunos calouros dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia da Faculdade Doctum de Vitória. A ação de cidadania é propositiva e apartidária e conta com a parceria de diversas organizações que também abraçaram este ideal. Caminhadas de sensibilização, intensa panfletagem, coleta de assinaturas, rodas de leituras com crianças e outras manifestações que visam ampliar o envolvimento acadêmico interno e externo e conscientizar a população em relação ao voto consciente.

Revolução dos Bixos
Escola Superior de Propaganda e Marketing - (São Paulo/SP)

Tradicionalmente, são propostas atividades lúdicas, artísticas, circenses e esportivas para crianças, tuteladas por calouros e veteranos. Em 2012, houve o intuito de inovar a atuação do evento, adotando oficinas que envolveram reaproveitamento de materiais- uma oportunidade para o início de conscientização e desenvolvimento artístico-criativo das crianças e alunos. Durante o evento, os calouros levaram suas crianças para um local apropriado, onde ocorreram avaliações prévias para detecção de deficiências oftalmológicas. Após a triagem, seus nomes foram anotados para futuro exame detalhado e doação de óculos.

Trote Solidário e Ecológico 2012
Universidade Santa Cecília - UNISANTA (Santos/SP)

Anualmente, o Instituto EcoFaxina realiza o Trote Solidário e Ecológico em parceria com a Universidade Santa Cecília e o Diretório Acadêmico de Biologia Marinha, onde os calouros são convidados para participar de uma Ação Voluntária de limpeza e descoberta em ambiente marinho. São recolhidas amostras de sedimento e os macroinvertebrados são observados na embarcação pelos calouros com explicações dos veteranos para ampliar conhecimentos dos participantes. Os resíduos coletados são levados para Santos onde os materiais recebem uma destinação correta.


Trote Social CVU - Carinho Contagia!
Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto/SP)

O Centro de Voluntariado Universitário promoveu o Trote Social CVU – Carinho Contagia! no CIAC – Centro Integrado de Apoio à Criança.Lá, os calouros se dividiram em grupos temáticos, de acordo com a própria divisão das 3 turmas da instituição: 6-7, 8-9, 10-11 anos. As atividades oferecidas foram: Oficina de Saúde e Higiene e Brincadeiras externas com água, Oficina de Historinhas e Oficina de Pintura, Teatro e Música. Todas as crianças passaram por todas as atividades tanto no período da tarde como no período da manhã.

MENÇÃO HONROSA

Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Campinas/SP)

Projeto que visa recepcionar os calouros de forma a conscientizá-los, juntamente com os veteranos, do seu papel social e seu potencial transformador da sociedade. Com atividades em instituições infantis, casa de repouso para idosos, cooperativas de reciclagem e comunidades carentes de Campinas e região, os estudantes aprendem e repassam ações de consumo consciente para a sociedade.

5ªGIMI - Gincana da Integração Maria Imaculada
Faculdades Integradas Maria Imaculada - FIMI (Mogi-Guaçu/SP)

O trote solidário recepcionou os alunos dos diferentes cursos a partir de atividades culturais e tarefas solidárias, integrando calouros e veteranos através de ações sociais que visam uma formação cidadã. O tema principal da 5ª GIMI foi “Voluntariado – conscientização e ação social” . A mobilização resultou na arrecadação de 3,3 toneladas de alimentos e outros benefícios revertidos para a Federação das Entidades Assistenciais de Mogi Guaçu (FEAG).
.