Sacolas plásticas poderão entrar para a história na Califórnia

Compartilhe:


27/08/2012 - Lauren Steussy - NBCSanDiego.com


A Surfrider Foundation anunciou a legislação estadual, em La Jolla ao lado do deputado Nathan Fletcher e outros líderes estaduais e locais.

O projeto de lei AB 298 prevê a proibição do uso único de sacolas plásticas em todos os supermercados e lojas de conveniência em 2015. O projeto foi apresentado em 2011 e sofreu várias alterações na câmara.

O projeto de lei prevê a cobrança de uma taxa para sacos de papel reciclado e exigem que os supermercados vendam sacolas reutilizáveis.

Fletcher disse na conferência de imprensa terça-feira que, além de preocupações ambientais, há razões fiscais para tal proibição, também.

Solana Beach foi a primeira cidade de San Diego a proibir a distribuição de sacolas plástica no início deste mês. Os compradores devem agora trazer suas próprias sacolas ou pagar 10 centavos por um saco de papel.

Em breve, outras cidades da região irão aderir, antes mesmo do projeto de lei estadual ser votado. Um jovem advogado está pressionando a cidade de San Diego para passar uma proibição semelhante a de Solana Beach.

Em maio, a cidade de Los Angeles proibiu a distribuição de sacolas plásticas.

A Assembléia do Estado tem 17 sessões este ano para votar sobre a questão.
.