Pinguim é estrangulado por sacola plástica no ES

Compartilhe:


17/08/2012 - Juirana Nobres e Vinícius Baptista / G1 ES - TV Gazeta

Casal encontrou o animal boiando no mar da Ilha do Boi em Vitória. 46% dos animais encontrados mortos são vítimas da poluição, diz Ipram.


Um pinguim foi encontrado morto com uma sacola plástica enrolada no pescoço na manhã deste domingo (12) na praia da Ilha do Boi, em Vitória. Um casal que mora próximo ao local encontrou o animal boiando no mar. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram-ES), 46% dois animais encontrados mortos nos mares e rios do estado são vítimas da poluição. 

A arquiteta Tereza Romero foi quem avistou a ave no mar, ela faz parte de uma organização que discute questões ambientais, como a destinação de resíduos sólidos. O que ela não podia imaginar é que as sacolas plásticas, que ela tanto combate e que vê constantemente no mar em frente a sua casa, iria aparecer no pescoço de um animal que veio de tão longe. 

“Isso é um retrocesso. Esse lixo no mar e as sacolas mostram que as pessoas não sabe o que fazem. Hoje foi um pinguim, amanhã podem ser outros animais”, disse Tereza. 

Enterro 

Segundo a bióloga Renata Bhering do Ipram, 46% dois animais encontrados mortos nos mares e rios do estado são vítimas da poluição. “O instituo e o governo do estado estudam maneiras de evitar tantas mortes, mas ainda falta conscientização da população”, disse Bhering. 

A orientação para as pessoas que encontrarem animais mortos é ligar para prefeitura da cidade ou para Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (27 3089-1150). Ou fazer o enterro do animal em lugares secos longe do mar, rios e lagoas.


.