Jardim Botânico de Santos passa por obras de revitalização

Compartilhe:


16/10/2012 - G1

Obras devem terminar em seis meses. Entre as novidades está uma torre de observação de aves.

O Jardim Botânico Chico Mendes, em Santos, no litoral de São Paulo, terá novas opções de lazer e proporcionará melhores condições de trabalho e de desenvolvimento dos programas ambientais. As obras de revitalização orçadas em R$ 1.095.256,55, devem terminar em seis meses e estão sendo realizadas no lado direito do parque. Entre as novidades está a construção de uma torre com 20 metros de altura para observação da área de 90 mil m² que compõe o parque e da variedade de pássaros do local.

Início da construção da torre que terá 20 metros de altura.
Crédito: Rogério Bomfim

Além disso, ela terá quatro patamares para diferentes pontos de visualização, sendo que dois são recuados para abrigar visitantes da chuva e do sol, e outros dois com amplo terraço. A partir do segundo andar, uma passarela ao ar livre fará interligação com a cobertura do 'Cubo Cultural' com 10 metros de altura. O desenho de um quadrado de dois lados vazados sugere o nome desse prédio, que além do terraço verde na área superior, terá espaço coberto voltado para práticas de ações educativas e artísticas.

O projeto prevê também um novo prédio administrativo destinado ao Departamento de Áreas Verdes (Depav), com acesso direto à Rua Amadeu Barbielini. A antiga casa ocupada pelo órgão adaptada para abrigar a Sala Verde/Biblioteca/Videoteca e a Coordenação de Parques Ambientais.

A revitalização abrangerá ainda as alamedas no entorno do lago, com design que utilizará concreto, paralelepípedo e madeira ecológica. O lado esquerdo do parque também deve passar por obras, mas o projeto está em fase de estudo pelos técnicos da prefeitura.
.