Maré vermelha obriga fechamento de praias na Austrália

Compartilhe:

27/11/2012

Esse fenômeno ocorre quando há um aumento significativo na concentração de matéria orgânica (eutrofização), podendo indicar poluição ambiental. 

Maré vermelha em praias da Austrália

Uma grande quantidade de algas vermelhas que invadiram mares australianos levou ao fechamento de algumas praias do país. A espécie, conhecida como Noctiluca scintillans, não apresenta riscos sérios. Apesar disso, ela pode deixar altos níveis de amônia na água, substância que pode causar irritação na pele e nos olhos. As informações são da agência AFP e do jornal britânico Daily Mail.

Maré vermelha em praias da Austrália


O fenômeno natural é considerado raro e deixou alguns balneários famosos, como Bondi Beach, vazios. Na região mais afetada, em Sydney, muitos banhistas ignoraram os avisos de que as praias estavam fechadas e se aventuraram nas águas.

Maré vermelha em praias da Austrália

O Escritório de Águas da Nova Gales do Sul faz testes na região para tentar descobrir a causa do fenômeno. Uma hipótese é de que a reprodução "exagerada" de algas foi resultado do aumento de algum nutriente na água. O órgão acredita que muitos peixes podem ter morrido nas praias "coloridas" da Austrália.

Maré vermelha em praias da Austrália