Concentração de mercúrio nos oceanos aumenta a cada ano

Compartilhe:

04/01/2012

As atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, mineração e outros processos industriais têm contribuído para um aumento significativo da poluição por mercúrio nos oceanos. De fato, os pesquisadores dizem que a poluição por mercúrio na superfície do oceano mais que duplicou nos últimos 100 anos.

Durante os últimos dois anos, um time de cientistas da Marine Mercury Ecosystem Research Collaborative (C-MERC) examinou as fontes de mercúrio e os níveis no estuário do rio Hudson, Baía de São Francisco, Golfo do México, estuário de Long Island, baía de Chesapeake, Golfo do Maine, oceano Ártico e mar aberto. Em seu mais recente relatório disseram que o mercúrio lançado no ar e depois depositados nos oceanos contamina peixes e outros frutos do mar comumente consumidos por pessoas nos EUA e em todo o mundo.


Eles também disseram que a carga de mercúrio proveniente da atmosfera varia de 56% em grandes golfos, até aproximadamente 90% em mar aberto".



O mercúrio uma neurotoxina que pode levar a muitos efeitos adversos à saúde e a exposição a concentrações elevadas podem causar danos neurológicos e cerebrais permanentes.


Para a maioria das pessoas no mundo a principal fonte de exposição ao mercúrio é através do consumo de peixes marinhos como o atum e o tubarão. Isso significa que diminuindo os níveis de poluição por mercúrio nos oceanos resultaria em uma dieta mais saudável sem termos que nos preocupar se estamos expostos a elevados níveis de mercúrio quando nos alimentamos.

Os cientistas também relatam que as concentrações de mercúrio nas populações de peixes cairia aproximadamente na mesma proporção da diminuição da polição por mercúrio. O problema é que a obtenção de um decréscimo significativo da poluição por mercúrio exige cortes substanciais nas emissões de fontes industriais, como usinas de carvão, já que existe uma grande quantidade acumulada de mercúrio em ambientes terrestres e em águas oceânicas.

Se quisermos ter peixes saudáveis ​​em nossas mesas, temos que encontrar um caminho para reduzir a poluição por mercúrio das nossas indústrias. Um bom ponto de partida seria impor limites mais rigorosos para a poluição por mercúrio.

Por William Rodriguez Schepis