Comandante avista grupo de 100.000 golfinhos na costa da Califórnia

Compartilhe:

18/02/2013

Foi o maior grupo de golfinhos já relatado. Segundo biólogos trata-se de um acontecimento muito raro.


O comandante do navio disse à rede “NBC” que nunca viu um grupo tão grande de golfinhos na região. Segundo o capitão Joe Dutra, cerca de 100 mil golfinhos se estendiam numa área com 11 km de comprimento e 8 km de largura.

"Eles estavam vindo de todas as direções, você podia vê-los até onde a vista pudesse alcançar", disse o comandante. "Eu vi um monte de coisas em mar aberto ... mas este é o maior grupo que eu já vi."

Especialistas consultados pela rede norte-americana confirmaram que o fenômeno é raro – golfinhos vivem em sociedade, mas os grupos dificilmente têm mais de 200 animais nadando juntos. Uma explicação para a aglomeração seria a grande oferta de alimentos no local, pois o mar do sul da Califórnia oferece animais como sardinhas, arenques e lulas.

Dutra, que navega a décadas na região, disse que teve a sorte de desfrutar de um fenômeno raro.

"Você tinha que estar lá para sentir", disse ele. "Foi realmente espetacular!"

Em janeiro deste ano, também na costa californiana, foi avistado um enorme grupo. Na ocasião, foi considerado um avistamento raro e deslumbrante: Um bando de cerca de 1.000 golfinhos comuns nadando rápido próximo a Dana Point.

Dave Anderson, o capitão do "Capt. Dave’s Dolphin and Whale Safari", disse que em décadas nas águas do Sul da Califórnia onde os golfinhos são avistados formando grandes grupos, foi um fenômeno raramente presenciado.

Bom, se presenciar um grupo de 1.000 golfinhos é um evento raro, o que podemos dizer de um grupo de 100.000?!

Confira o vídeo do avistamento feito por Dave Anderson no início do ano:



Fonte: NBC e FOX San Diego