Munícipe filma caminhão descartando entulho em córrego de São Vicente

Compartilhe:

25/03/2013

Uma situação que já se tornou rotineira em todos os municípios da Baixada Santista, o descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil, desta vez foi flagrado na última sexta-feira (22/3) por Filipe S. C. Lima, morador de São Vicente, que filmou um caminhão descartando entulho na margem de um córrego.


Os córregos das cidades da Baixada Santista, mesmo poluídos por esgoto e lixo, funcionam como canais de drenagem, principalmente em períodos de chuva. O descarte de entulho e lixo diminui a capacidade de fluxo de água do córrego, ocasionando enchentes.

Esse material, quando descartado de forma incorreta, atrai ratos, cobras, baratas, escorpiões e mosquitos. Além da estética horrível, esses montes de entulho espalhados pelas cidades propiciam que outros infratores se aproveitem dessas "áreas de descarte" para depositarem lixo orgânico, resíduos eletrônicos, remédios, móveis e outros objetos.

Mas se você ficar indignado com as cenas do vídeo abaixo, avisamos que isso acontece todos os dias nas cidades da Baixada Santista. E pior, a maioria dos resíduos da construção civil descartados de forma incorreta não terminam em córregos urbanos, e sim nas margens do estuário, muitas vezes como aterro de manguezais.

Confira o vídeo: