Band denuncia descarte ilegal de entulho em São Paulo

Compartilhe:

30/05/2013

Durante quatro meses, a reportagem do Jornal da Band acompanhou o trajeto de caminhões irregulares que transportam terra e entulho de grandes obras em São Paulo. O material é descartado em aterros ilegais, colocando em risco a saúde de milhões de pessoas.


Os caminhoneiros que fazem o serviço calculam que 90% do que é retirado das construções em São Paulo vá parar em aterros irregulares.

A ordem de jogar o entulho em aterros clandestinos, segundo eles, parte das empresas de terraplanagem contratadas pelas construtoras. Os chamados "gatos" fazem o acerto diretamente com os donos dos terrenos.

Segundo o Ministério Público, esses terrenos podem se tornar verdadeiras bombas relógio. Quando a carga ilegal vai para uma área de preservação, o risco é ainda maior.

Depois da denúncia da Band, o Ministério Público de São Paulo disse que vai abrir uma investigação sobre a “Máfia da terra”, como é chamado o esquema. A subprefeitura de Pirituba e a prefeitura de Caieiras disseram que não tinham conhecimento dos aterros clandestinos mostrados na reportagem e que vão abrir investigação.

Fonte: Jornal da Band