A 38ª Ação Voluntária EcoFaxina acontece neste domingo (01/09). Participe!!!

Compartilhe:

26/08/2013

No dia 1 de setembro os voluntários do Instituto EcoFaxina realizarão mais uma limpeza de manguezal, desta vez na comunidade Mangue Seco e Butantã, localizada no bairro Bom Retiro, Zona Noroeste de Santos.

Assim como em outras comunidades de palafitas no estuário de Santos, o cenário é o mesmo, área de manguezal suprimida, poluição por esgoto e resíduos sólidos, entulho, ratos, enfim, uma série de problemas decorrentes da falta de planejamento urbano e passividade de nossos governantes diante de tal situação.

Uma enorme quantidade de resíduos sólidos se acumulam entre as raízes das árvores de mangue e embaixo das palafitas. Crédito: Instituto EcoFaxina
Uma enorme quantidade de resíduos sólidos se acumula entre as raízes das árvores de mangue e embaixo das palafitas. Crédito: Instituto EcoFaxina

André Luiz em um dos becos de palafitas da comunidade. Crédito: Instituto EcoFaxina
André Luiz em um dos becos de palafitas da comunidade. Crédito: Instituto EcoFaxina

Apesar dos graves problemas, desde 2009 os moradores contam com o trabalho da Associação dos Moradores do Mangue Seco e Butantã, presidida pelo sr. André Luiz Ribeiro e dirigida por diversos líderes locais, sobretudo mulheres trabalhadoras e donas de casa, a maioria chefes de família. Muitas delas moram a mais tempo que André na comunidade. "Eu fui juntando as mulheres com voz ativa na comunidade, com vontade de lutar", diz André, que é agente da Defesa Civil. De lá pra cá a comunidade vem melhorando bastante, graças a sua representatividade junto à Câmara Municipal de Santos.

Você pode se inscrever como voluntário através da página de contato do blog, ou através da nossa página de eventos no Facebook.

38ª Ação Voluntária EcoFaxina
Local: Manguezal - Mangue Seco & Butantã, Bom Retiro, Zona Noroeste, Santos.
O que levar: Roupa leve, máquina fotográfica, disposição e felicidade.
Fornecemos: Transporte, luvas, botas, coletes de identificação, lanches e certificado de participação.

ATENÇÃO: Saída do ônibus para a comunidade às 8:30 da rua Dr. Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão (em frente a Universidade Santa Cecília - Unisanta).

Cartaz da 38ª Ação Voluntária EcoFaxina
Cartaz da 38ª Ação Voluntária EcoFaxina

A 38ª Ação Voluntária EcoFaxina conta com o patrocínio da Sabesp e apoios da Associação dos Moradores do Mangue Seco e Butantã, Unisanta, Terracom e D.A. de Biologia Marinha Unisanta.