APA Marinha do Litoral Centro apresenta a elaboração do Plano de Manejo nesta quinta-feira (8)

Compartilhe:

06/08/2013

Proposta consiste em elaborar um texto final para o documento que definirá coletivamente as formas sustentáveis para o uso dos recursos naturais

A equipe da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC), gerenciada pelo Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, promoverá na quinta-feira (8), em Itanhaém, a reunião de apresentação do processo de elaboração do Plano de Manejo. O intuito é desenvolver o trabalho em conjunto com todos os interessados, por meio de processo participativo. O evento será aberto ao público.

O Plano de Manejo tem como finalidade criar um documento que irá definir princípios e diretrizes para o uso sustentável do ambiente marinho abrangido pela APAMLC. Para isso, integrará o conhecimento técnico, com as experiências da população usuária do mar, das comunidades tradicionais, das instituições públicas e da sociedade.

Todos estão convidados a participar e não é necessária inscrição. A primeira reunião será do Conselho Gestor Ampliado e acontecerá no dia 8, a partir das 15 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, localizado na Rua Dom Sebastião Leme, s/nº, no Jardim Ivoty.

Desenvolvimento

Em 2008, foram criadas três Áreas de Proteção Ambiental Marinhas no Estado de São Paulo: APA Marinha Litoral Sul (APAMLS), APA Marinha do Litoral Centro (APAMLC) e APA Marinha do Litoral Norte (APAMLN). Elas têm o objetivo de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais da região, inclusive suas águas, bem como ordenar o turismo recreativo, as atividades de pesquisa e pesca e promover o desenvolvimento sustentável dessas regiões.



Fontes: Fundação Florestal / BoqNews