APA Baleia-Sahy inaugura suas atividades com limpeza do rio Sahy

Compartilhe:

09/10/2013

Dia 19/10 haverá mutirão de limpeza com passeio ecológico e plantio de mudas nativas na mata ciliar do rio Sahy.

A APA Baleia-Sahy tem a missão de proteger a rica biodiversidade da região. Crédito: Leandro Saad/AE
A APA Baleia-Sahy tem a missão de proteger a rica biodiversidade da região. Crédito: Leandro Saad/AE

A Defesa Civil e membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Baleia\Sahy, na costa sul de São Sebastião, percorreram na manhã desta terça-feira (8) todo o trecho navegável do rio Sahy com o objetivo de avaliar e diagnosticar a navegação da nova Unidade de Conservação do Município – APA Baleia-Sahy.

Durante o percurso foram mapeados os locais mais críticos, onde será necessário a utilização de equipamentos específicos para o corte de galhos e troncos abaixo da água que permanecem no leito do rio.

Segundo o Chefe da Defesa Civil Carlos Eduardo dos Santos, (Carlão), o trabalho é fundamental para facilitar o escoamento de água fluvial, evitando o represamento e alagamentos, além de facilitar a navegação de pequenas embarcações.

“Esperamos concluir o trabalho em três dias e não iremos cortar ou suprimir qualquer tipo de vegetação nativa, apenas tirar galhos e troncos de árvores mortas que já caíram dentro do rio”, ressalta Carlão.

Conforme cronograma de atividades e obrigações definidas na última reunião do Conselho Gestor, realizado semana passada, um mutirão de limpeza e passeio ecológico, que contará com diversos setores da sociedade civil, composto por moradores, ambientalistas, crianças, turistas, pescadores e esportistas, será realizado no próximo dia 19 a partir das 11h na APA.

De acordo com André Motta integrante da APA, a limpeza inicial no leito do rio Sahy, que antecede o mutirão, terá grande importância para o evento que será realizado com a comunidade, já que com a retirada destes resíduos maiores a navegação será facilitada.

Motta destaca também que além da limpeza do rio Sahy, da mata ciliar e do manguezal, será realizado um passeio ecológico que marcará a inauguração da APA Baleia-Sahy, onde serão debatidos junto com os participantes a importância de sua criação, com educação ambiental e plantio de algumas mudas nativas na mata ciliar.

Passarela, rio Sahy. Crédito: Munir El Hage
Passarela, rio Sahy. Crédito: Munir El Hage

A participação é livre para o público, sendo recomendado que os participantes levem sacos para coleta de lixo, luvas, protetor solar e repelente.

Serão distribuídos água e frutas, e quem não possuir equipamento próprio poderá contar com a utilização de embarcações dos pescadores, caiaques, pranchas de stand-up paddle, para o passeio e a coleta. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais ou representantes legais.

“A colaboração de todos na divulgação e participação do primeiro evento de inauguração da APA Baleia-Sahy é imprescindível e a mãe natureza agradece”, enfatizou Motta.


Fonte: Prefeitura de São Sebastião