São Vicente promove "Gincana Ecológica" para alunos da rede pública de ensino neste sábado (30/12)

Compartilhe:

29/11/2013

Com o objetivo de divulgar as políticas ambientais por meio da mobilização de estudantes, acontece neste sábado (30), na Praça 22 de Janeiro em São Vicente, a partir das 9 horas, a primeira “Gincana Ecológica CECOF”, que visa conscientizar os alunos matriculados na rede pública de ensino, sobre as questões ambientais e de sustentabilidade.

Cartaz Gincana Ecológica CECOF
Durante a gincana, diversas atividades irão mobilizar cerca de 3.800 alunos, matriculados no “CECOF” (Centro de Convivência e Formação), núcleo extracurricular da Secretaria de Educação de São Vicente, em uma gincana composta de provas com temáticas ambientais e de reciclagem, como: recolhimento de óleo de cozinha usado, apresentação de paródias, feira artesanal com produtos criados com os conceitos da reciclagem, dentre outras tarefas.

Também estará incluso no evento, o “CECOFEST”, onde alunos irão apresentar projetos realizados em seus núcleos, como: dança, teatro, esporte e várias outras atividades. O evento faz parte do projeto “São Vicente Verde”, uma realização da Associação Múltipla de Esportes Radicais e Meio Ambiente.

Segundo André Cavallero, idealizador da gincana: “A educação está altamente atrelada às atitudes sociais. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais, mas é preciso expandir a importância da sustentabilidade na escola e a nossa Gincana traz esta proposta”, afirmou Cavallero.

A Gincana ecológica, também será o início do processo de seleção do projeto “Guardiões da Natureza”, que irá formar em janeiro, cerca de 120 agentes socioambientais, com idade entre 12 e 17 anos, em 13 disciplinas, por profissionais e instituições das mais diversas áreas, em uma proposta inédita na região, que visa à inclusão social e profissional através da educação ambiental.

Os jovens do projeto Guardiões irão passar por uma série de aulas na UNESP - Universidade Estadual Paulista e serão diplomados no dia 22 de janeiro, data em que se comemora o aniversário da cidade de São Vicente.

Os jovens formados pelo curso ficarão a disposição do projeto, para realizar uma série de atividades socioambientais durante o ano de 2014, onde visa o apoio em diversas áreas no município Vicentino e região.

A 1ª Gincana Ecológica CECOF, tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Vicente, através da secretaria de Educação, Núcleos CECOF, Secretaria de Meio Ambiente e de Comércio, Sabesp, UNESP, Diretoria Regional de Ensino - São Vicente, Escola Técnica Circuito, Cooperlotação, COMAM - Conselho Metropolitano Ambiental, Codesavi, ONG S.O.S Animais de Rua, Ima Consultoria Ambiental, Instituto EcoFaxina, Jornal Nossa Cidade, China Gourmet, Golf Clube Santos-São Vicente e Baía de São Vicente Iate Clube.

Outras informações pelo telefone: 13 78106466 e 991038641 ou na secretaria de Educação, na Rua José Bonifácio - 402, 2ª andar, com Andrea ou Edmundo.

Para outras informações sobre o projeto Guardiões da Natureza, visite o blog: www.guardioesdanaturezasv.blogspot.com


Fonte: Prefeitura de São Vicente