Dezenas de baleias estão encalhadas no Parque Nacional Everglades, dez já morreram

Compartilhe:

05/12/2013 

Dez baleias já morreram e as equipes de resgate continuam tentando salvar dezenas de outras que encalharam no Parque Nacional Everglades, sudoeste da Flórida, disseram autoridades do parque e da vida selvagem nesta quarta-feira (4/12).

Dezenas de baleias estão encalhadas no Parque Nacional Everglades, dez já morreram. Crédito: AP

Quarenta e uma baleias nadavam livremente em águas rasas perto da costa enquanto as equipes de resgate tentavam, sem sucesso, persuadi-las a irem para águas mais profundas. Oficiais da vida selvagem sacrificaram quatro baleias, que não poderiam ser salvas, comunicou a NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration.

As baleias-pilotos estão em uma região rasa, com muitos bancos de areia. Crédito: AP

Em um comunicado via Twitter, a NOAA disse que as taxas de sobrevivência são tipicamente baixas em tais casos.

As baleias foram avistadas primeiro na terça-feira à tarde em uma parte remota do parque, perto do Golfo do México, disse a porta-voz do parque Linda Friar.

Elas foram identificadas como baleias-piloto-de-nadadeiras-curtas, normalmente encontradas em águas profundas de regiões tropicais e temperadas. Biólogos irão realizar necropsias nas baleias mortas para tentar determinar por que elas encalharam, disse a NOAA.

Dezenas de baleias estão encalhadas no Parque Nacional Everglades, dez já morreram. Crédito: AP

"As baleias-piloto costumam encalhar. Elas tendem a fazer isso", disse Linda. Depois de resgatadas elas tendem a encalhar novamente por si próprias."

A NOAA informou que 31 pessoas em 15 botes seguiram para o local nesta quinta para retomar os esforços de resgate que foram suspensos à noite.

Dezenas de baleias estão encalhadas no Parque Nacional Everglades, dez já morreram. Crédito: AP

"Esta área do parque é provavelmente o maior desafio para esse tipo de situação. Quando a maré baixa, forma-se uma grande área rasa com bancos de areia", disse Linda.

As baleias-piloto-de-barbatanas-curtas normalmente migram em grupos de 25 a 30 animais. De acordo com a NOAA as adultas pesam 1.000 a 3.000 kg, as fêmeas com média de 3,7 metros de comprimento e os machos média de 5,5 metros de comprimento.



Fonte: Reuters. Tradução: Instituto EcoFaxina