Em ação voluntária, canal do Dique do Pompeba recebe limpeza

Compartilhe:

05/12/2013 

O canal do Dique do Pompeba está mais limpo. Isso porque, no último domingo (1), o Instituto EcoFaxina, com o apoio da Universidade Santa Cecília, realizou a limpeza do local. Ao todo foram 14 voluntários que, mesmo debaixo de chuva, removeram resíduos de diversas origens.

Voluntário retira resíduos do canal em São Vicente. Crédito: Instituto EcoFaxina

A ação retirou cerca de meia tonelada de resíduos sólidos do canal. Além disso, no meio de toda sujeira, foram encontradas diversas larvas de mosquito, dentre eles o Aedes aegypti, transmissor da dengue (confira no vídeo abaixo). Essa foi a 40ª ação do Instituto e a primeira realizada no Jardim Pompeba. Todo o trabalho foi coordenado pelo biólogo William Rodriguez Schepis.


De acordo com Gustavo Moraes, morador do bairro e voluntário do Instituto, foi uma ação simbólica para chamar a atenção do poder público. “Sabemos que foi uma medida provisória, que não vai resolver o problema por completo. Agora, com o canal mais limpo, pedimos a atenção do poder público para resolver esse antigo problema”, salientou.

“Sabemos que, infelizmente, muitos moradores contribuem para a poluição do canal. Além de um trabalho de conscientização, precisamos de um projeto de grandes proporção para manter o canal do Dique do Pompeba sempre limpo. É questão de educação ambiental e saúde pública”, completou o morador e voluntário.

PARABÉNS

Ciente do problema no Jardim Pompeba, o vereador Roberto Rocha parabenizou a iniciativa do biólogo William Schepis.

“O Instituto e seus voluntários estão de parabéns. Essa é uma ação que deve ser seguida em todo os lugares do Brasil e do mundo. São atitudes como essa que nos dão esperança de termos uma sociedade cada vez melhor”, concluiu o parlamentar.


Fonte: Jornal Vicentino