Voluntários retiram lixo do mangue na Zona Noroeste neste domingo

Compartilhe:

25/01/2014 

A 42ª Ação Voluntária EcoFaxina acontece na comunidade do Mangue Seco e Butantã, no Bom Retiro

Voluntários posam para foto após uma Ação Voluntária EcoFaxina na comunidade. Crédito: Instituto EcoFaxina

A 42ª Ação Voluntária EcoFaxina acontece neste domingo, 26 de janeiro, na comunidade do Mangue Seco e Butantã, no bairro do Bom Retiro, Zona Noroeste, em Santos, das 9h às 16 horas.

Cerca de 40 voluntários, a maioria alunos dos cursos de biologia, reúnem-se para recolher parte do lixo jogado no mangue e conscientizar a população sobre os problemas causados pelo descarte irregular.

Segundo biólogo marinho William Rodrigues Schepis, fundador do Instituto EcoFaxina, o local escolhido é um dos pontos de maior concentração resíduos sólidos descartados irregularmente.

“Esse lixo é o mesmo que  mata animais marinhos e causa desconforto a surfistas e banhistas nas praias da região. Quando a maré enche, ele boia e é levado pela correnteza até as praias”, explica.

Dezenas de toneladas de resíduos são descartados diariamente no estuário de Santos. Crédito: Instituto EcoFaxina

Esta ação, assim como outras duas que ocorrerão até março, faz parte do Projeto TOP Skol – Transtorno Obsessivo por Praia, que selecionou seis projetos que promovem melhorias na qualidade das praias.

Os voluntários se reúnem em frente a UniSanta, no Boqueirão, às 8 horas da manhã e vão de ônibus até o local. Ao final, o material é catalogado, pesado e encaminhado para a reciclagem.

EcoFaxina - O Instituto EcoFaxina foi criado em 2008 e desde então já retirou cerca de 26,3 toneladas em 41 ações realizadas em vários pontos da baía e do estuário de Santos e São Vicente.

Próximas ações - A 43ª ação será no dia 16/02, na praia Saco do Major, perto da Ilha das Palmas, que recebe parte do lixo despejado no estuário. A 44ª volta à comunidade do Mangue Seco, na Zona Noroeste.

Para saber sobre o Instituto Ecofaxina, viste a fanpage da ONG: https://www.facebook.com/ecofaxina. Para saber sobre a ação do dia 26/01, entre em contato com William pelo telefone (13) 3301-2391 ou 99189-6060.