Ação ambiental retira microlixo das praias de Santos a partir deste sábado

Compartilhe:

13/02/2014

Ação tem apoio da Guarda Municipal, através da participação de jovens do projeto Guardião Cidadão, e visa engajar as pessoas a recolherem pequenos resíduos sólidos presentes na areia enquanto caminham pela praia.

Microlixo coletado nas praias de Santos por voluntários do Instituto EcoFaxina. Crédito: Instituto EcoFaxina
Microlixo coletado nas praias de Santos por voluntários do Instituto EcoFaxina.

O Instituto EcoFaxina inicia no próximo final de semana (15 e 16/02), mais uma ação de limpeza e conscientização ambiental. O objetivo é engajar a população na retirada do microlixo, que consiste em bitucas de cigarro, canudinhos, tampas de garrafa e outros pequenos dejetos que se acumulam nas areia de Santos.

Jovens do projeto Guardião Cidadão estarão em tendas instaladas na praia pela Guarda Municipal junto aos canais, ao lado das pontes, das 14 às 19 horas, oferecendo sacolas retornáveis aos banhistas interessados em fazer a coleta de microlixo enquanto caminham pela orla.

“A ideia é que as pessoas recolham o micro lixo ao longo do trajeto e levem até a tenda do canal seguinte, onde poderão trocar o recipiente cheio por um vazio, caso queiram continuar”, explica o biólogo marinho William Rodriguez Schepis, fundador do Instituto EcoFaxina.

O resíduos coletados serão minuciosamente catalogados e os dados auxiliarão a prefeitura e instituições ligadas a causa ambiental a identificarem a quantidade e o tipo de material que é encontrado em cada praia, o que facilitará o planejamento de ações futuras que evitem o descarte irregular.

A ação faz parte do Projeto TOP Skol – Transtorno Obsessivo por Praia, que selecionou seis projetos que geram melhorias diretas na qualidade das praias brasileiras. Entre estes projetos, o trabalho do Instituto EcoFaxina.

Limpeza pesada e trote ecológico – A próxima limpeza pesada acontece no dia 23 de fevereiro, na praia Saco do Major, perto da Ilha das Palmas. Será a 43ª Ação Voluntária EcoFaxina e incluirá o Trote Ecológico dos calouros das turmas de biologia marinha da Unisanta, que irão de escuna até o local.

Calouros do curso de Biologia Marinha durante o Trote Ecológico Unisanta 2013

“O lixo descartado no mangue é levado pela força da maré e pelas correntezas até a orla, e o Saco do Major é uma das praias que recebe grande quantidade desses resíduos, sendo a maior parte composta por plástico, material frequentemente ingerido por animais marinhos e que causa a morte de milhares animais anualmente”, explica Schepis, lembrando que dentro do cronograma do projeto TOP Skol haverão ações em todos os finais de semana, até o dia 16 de março.

Para saber mais sobre o Instituto EcoFaxina, viste o blog ou a fanpage da ONG no facebook. Para saber mais sobre a ação do próximo final se semana, entre em contato pelo telefone (13) 3301-2391.