Trote Ecológico Unisanta faz limpeza ambiental neste domingo

Compartilhe:

19/02/2014 

A 5ª edição do evento reúne mais de 50 calouros de Biologia Marinha da Unisanta 

O Instituto EcoFaxina realiza no próximo domingo (23/02), o Trote Ecológico 2014 dos calouros do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília. O grupo, com mais de 50 alunos, vai participar da 43ª Ação Voluntária EcoFaxina, que acontece na praia Saco do Major, próximo a Ilha das Palmas, no Guarujá.

Calouros do curso de Biologia Marinha da Unisanta coletando plástico no costão rochoso da praia do Saco do Major, no Guarujá
Calouros coletam plástico no costão rochoso da praia do Saco do Major, no Guarujá, durante o Trote Ecológico Unisanta 2013.

Segundo William Schepis, organizador da atividade, a turma parte às 14 horas da ponte Edgard Perdigão na Ponta da Praia, em Santos, e vai de escuna até o local. O objetivo é familiarizar os futuros biólogos marinhos com os problemas que afetam o ecossistema da região, como o descarte irregular de lixo no estuário, que é levado por correntezas até as praias.

“Essa praia, assim como outras da região, acumula parte desse lixo descartado em áreas de manguezal que são invadidas por submoradias (palafitas), então é uma oportunidade para o pessoal começar a entender esse processo, ajudar a recolher os dejetos e aproveitar para conhecerem melhor os colegas de classe”, explica Schepis, que é biólogo marinho e promove o Trote Ecológico desde 2010.

Até oitenta por cento dos resíduos coletados pelos voluntários nas praias da Baixada Santista é composto por plástico.
Cerca de oitenta por cento dos resíduos coletados pelos voluntários nas praias da Baixada Santista é composto por plástico.

Em 2011, a iniciativa ficou em segundo lugar no Prêmio Trote da Cidadania nas categorias Ensino Superior/Foto e Ensino Superior/Vídeo, concedido pela Fundação Educar DPaschoal, entre mais de 150 projetos de 66 instituições, em 2012 ficou em 4º lugar.

Os calouros deverão calçar chinelos e levar caneca e protetor solar. Quem quiser poderá levar máscaras e nadadeira, já que o evento terá apoio da escola de mergulho Mar Sub, que disponibilizará equipamentos de mergulho autônomo e instrutores para os participantes que possuírem credencial. Haverá também supervisão do Grupamento de Bombeiros Marítimo - Salvamar Paulista, que acompanhará a ação com uma embarcação.

Inscrições - Para participar do trote, cada aluno deverá levar no domingo dois (02) quilos de alimentos não perecíveis (menos sal e açúcar), que serão doados para famílias de baixa renda que vivem em palafitas na Zona Noroeste. As doações serão entregues durante a 44ª Ação Voluntária EcoFaxina que vai rolar na comunidade do Mangue Seco e Butantã no dia 09/03.

O Instituto EcoFaxina foi fundado em 2008 e já retirou 26.583 quilos de lixo em 42 ações voluntárias realizadas na baía e no estuário de Santos e São Vicente. A 43ª ação faz parte do Projeto TOP Skol – Transtorno Obsessivo por Praia, que selecionou seis projetos que geram melhorias diretas na qualidade das praias brasileiras.

Aquecimento – No próximo sábado (22/02), os voluntários da ONG fazem uma outra ação, desta vez com objetivo de engajar os banhistas das praias de Santos na retirada do microlixo, que consiste em bitucas de cigarro, tampas de garrafa, canudos, fragmentos de plástico e outros pequenos dejetos que se acumulam nas areias de Santos e são frequentemente ingeridos por animais marinhos.

Os agentes ambientais estarão em tendas junto aos canais, oferecendo sacolas retornáveis a quem quiser coletar esses materiais enquanto caminha. A ideia é que as pessoas levem o microlixo até a tenda do canal seguinte, onde poderão trocar a sacola cheia por uma vazia, caso queiram continuar a caminhada e a coleta.

Para saber mais sobre o Instituto EcoFaxina, visteo blog ou a fanpage da ONG no facebook. Para saber mais sobre as próximas ações, entre em contato pelos telefones (13) 3301.2391 ou 99189.6060.