Voluntários conscientizarão banhistas sobre os impactos do plástico nos oceanos

Compartilhe:


06/11/2014 – Por Ana Carolina Martins, aluna de Propaganda e Marketing da UNIP. Modificado em 14/11. 

Neste domingo (16/11), moradores e turistas que frequentam as praias santistas terão a oportunidade de se informar sobre os impactos causados pela poluição marinha e conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto EcoFaxina na região.

Orla de Santos. Foto: Tadeu Nascimento
Orla de Santos. Crédito: Tadeu Nascimento

A iniciativa do evento partiu de três alunos do curso de Propaganda e Marketing, da Universidade Paulista - UNIP, que entraram em contato ao Instituto EcoFaxina para elaborarem o evento.

Uma intervenção com resíduos coletados em mangues e praias será realizada por alunos da UNIP, voluntários e diretores da ONG, com início às 16 horas, na barraca Settaport, localizada na praia do Boqueirão, em frente ao Moby Club.

O Instituto realiza mensalmente ações voluntárias para a coleta de lixo em manguezais, praias e costões rochosos. O resultado até o momento foi a retirada de 31.214 kg de lixo do ambiente marinho, a conscientização de milhares de habitantes de palafitas e mais de 700 voluntários envolvidos. A expectativa é que o sucesso das ações continue aumentando sempre, com maior conscientização da população e captação de voluntários.

A intervenção tem o objetivo incentivar as pessoas a conhecer e preservar os oceanos, além servir como um alerta e despertar a responsabilidade socioambiental nas empresas.

A barraca contara com: exposição de materiais coletados por voluntários nas ações; voluntários informando sobre o trabalho da ONG e conscientizando banhistas; cadastro de voluntários; venda de canecas, bituqueiras de praia, sanduíches naturais e sucos com lucro revertido para o Instituto EcoFaxina (que não possui patrocinadores); música ao vivo com o Dj Andrigues e o grupo de pagode Nossos Planos; exibição de vídeos das ações; rede de vôlei.

Como o evento será em uma barraca de praia, haverá guarda-sóis e cadeiras. Assim, as pessoas que comparecerem, além de colaborarem para a preservação dos oceanos, também poderão curtir a tarde na praia. A barraca conta com diversas opções de alimentos e bebidas.

O local foi escolhido pelos alunos por ser de uma fundação que se preocupa com o meio ambiente, por estar localizada na praia, foco de ações do Instituto EcoFaxina e ser um local de grande circulação de munícipes e turistas. Em resumo, foi escolhido por ser um local perfeito para a intervenção, unindo natureza, informação, lazer e esporte para todos.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estima que a poluição por plástico nos oceanos seja responsável pela morte anual de 1,5 milhão de animais marinhos.

Então já sabe, neste domingo chame os amigos e venha curtir uma praia na barraca mais ecológica do Brasil! Participe, você estará contribuindo com o trabalho do Instituto EcoFaxina e ajudando a despertar na população santista a consciência ambiental e o respeito que a nossa ilha e os animais marinhos merecem.

Intervenção #PorUmMarSemLixo – Instituto EcoFaxina/UNIP
Data: 16 de novembro de 2014
Horário: A partir das 16 horas
Local: Barraca Settaport – Em frente ao Moby Club