Vila dos Pescadores terá limpeza de manguezal na Páscoa

Compartilhe:

01/04/2015 

Pescadores artesanais serão maioria entre os voluntários. Ação integra a programação do 1º Projeto Verão Saúde Ambiental da Vila dos Pescadores, promovido pela Associação de Pescadores “José Tobias Barros”. As atividades tiveram início em fevereiro com ações de prevenção a doenças e cuidados com a saúde e com o meio ambiente. 

Canoas caiçaras utilizadas por pescadores da comunidade.
Canoas caiçaras utilizadas por pescadores da comunidade.

Nas duas últimas semanas, a diretora presidente da Associação de Pescadores “José Tobias Barros”, Sra. Marly Vicente, idealizadora do Projeto Verão Saúde Ambiental, juntamente com o diretor e engenheiro ambiental, Sr. Adeildo Messias, promoveram nas ultimas duas semanas reuniões com pescadores do bairro para planejarem a limpeza do manguezal com a equipe do Instituto EcoFaxina. 

São aguardados de 80 a 100 voluntários da comunidade, em sua maioria pescadores artesanais que utilizarão suas canoas caiçaras para transportar os voluntários e os resíduos retirados do manguezal. 

À partir da esquerda, Francisco Tobias, Adeildo Messia e Marly Vicente (Associação de Pescadores), William Rodriguez Schepis (Instituto EcoFaxina), Sr. Pedro Ximbica (Associação de Pescadores) e Rosângela Chad (Zoonoses).
À partir da esquerda, Francisco Tobias, Adeildo Messia e Marly Vicente (Associação de Pescadores), William Rodriguez Schepis (Instituto EcoFaxina), Sr. Pedro Ximbica (Associação de Pescadores) e Rosângela Chad (Zoonoses), antes de uma reunião na Vila dos Pescadores.

A 59ª Ação Voluntária EcoFaxina terá início às 10 horas e percorrerá toda a margem ocupada por palafitas, assim como becos e áreas com floresta remanescente, até chegar a comunidade vizinha, Vila Pelicas.

Um ônibus, cedido pela prefeitura de Cubatão, partirá às 8h30m da rua Dr. Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos - em frente à Unisanta. Aproveitaremos o transporte para levarmos doações de roupas feitas por voluntários para a sede do Exército da Salvação presente na comunidade. A prefeitura também apoiará a ação com lanches e água para os voluntários

A Vila dos Pescadores originou-se na década de 1960, quando um grupo de pescadores fixou moradia no local, dedicando-se à pesca sobretudo no Rio Casqueiro. Algumas vantagens favoreceram o crescimento da vila, como a proximidade do bairro Jardim Casqueiro e da Via Anchieta. À partir de 1972 verificou-se um crescente fluxo populacional para esta área, resultando em déficit habitacional e no agravamento de problemas socioambientais.

59ª Ação Voluntária EcoFaxina - Vila dos Pescadores
Data: domingo, 05/04
Transporte: saída do ônibus às 8h30min da rua Dr. Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão.
Fornecemos: luvas, botas, máscaras, coletes de identificação e certificados de participação.