Ator Felipe Titto participa de ação voluntária do Instituto EcoFaxina

Compartilhe:

09/05/2017 

Voluntários retiraram mais de 1 tonelada de lixo do manguezal em Santos (SP).

A 83ª Ação Voluntária EcoFaxina, que aconteceu no último domingo (7/5) em área de manguezal do estuário de Santos, contou com a participação de 24 voluntários e entre eles estava o ator Felipe Titto, que gravou cenas para o programa Estrelas, da apresentadora Angélica. O grupo conseguiu retirar 1.056 kg de resíduos do ecossistema, a maior coleta registrada este ano.

A quantidade de resíduos impressionou Felipe Titto. "A situação é surreal.", declarou o ator.

No balanço, o campeão mais uma vez foi o plástico (763 kg), material em maior quantidade no estuário, seguido de tecido (115 kg), eletroeletrônico (54 kg), borracha (51 kg), isopor (50kg) e vidro (23 kg). Esses resíduos são provenientes de favelas de palafitas que ocupam áreas de mangue e utilizam a maré como "o lixeiro" das submoradias.

Um tapete de plástico e isopor. Além de obstruir o trato digestório e causar ferimentos internos e externos por emaranhamento, os polímeros tem a capacidade de concentrar poluentes orgânicos persistentes e metais pesados presentes no meio aquático e nos sedimentos, transferindo para a cadeia trófica através da ingestão de pedaços que vão de nanopartículas a objetos inteiros.

A presença de uma equipe da TV Globo na ação deixou todos extremamente contentes, uma feliz surpresa e um grande presente para a vida marinha, repercutindo o alerta sobre a importância da recuperação de áreas degradadas de mangue no combate à poluição marinha por plástico em nossa região.

Técnico de filmagem registra a ação dos voluntários no mangue.

As Ações Voluntárias EcoFaxina são a forma que o Instituto desenvolveu para chamar a atenção da população, da imprensa e do governo para a necessidade urgente de programas habitacionais para famílias que residem em palafitas em áreas de mangue no estuário de Santos. Também, em paralelo, para alertar sobre a necessidade de recuperação ambiental dessas áreas degradadas, com o objetivo de congelar as ocupações e diminuir gradualmente a poluição por plástico e esgoto no mangue, principal fonte de poluição do mar e das praias da região. Tornaram-se uma ferramenta de pesquisa e educação ambiental, que por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva do problema para voluntários e observadores.

O Instituto EcoFaxina agradece e parabeniza a produção do programa Estrelas por toda dedicação e esforço na cobertura de um dia de ação voluntária no mangue. Estrelas solidárias por um mar sem lixo!

Confira mais fotos:

O céu nublado e algumas gotas não foram suficientes para diminuir o astral dos voluntas. 

Distribuição das botas.

Menos um sofá no mangue.

Esperamos que as imagens conscientizem milhões de pessoas sobre a necessidade de agirmos contra a poluição marinha no Brasil, cobrando políticas públicas, responsabilidade das empresas e consumo consciente da população.

Voluntas posam para a foto final da 83ª Ação Voluntária EcoFaxina.

Pesagem dos resíduos.