O INSTITUTO

Compartilhe:


 A história do Instituto EcoFaxina

Estuarine pollution
O estuário de Santos recebe dezenas de toneladas de resíduos sólidos diariamente de uma sociedade ainda muito desigual, de baixa consciência ambiental e com antigos problemas administrativos. Santos, a mais importante cidade da Baixada Santista tem como desafio a sua reestruturação em linha com a sustentabilidade, visando o total respeito ao ambiente marinho e suas espécies. Crédito: Instituto EcoFaxina

Um susto - Em 2007, após chegar de São Paulo para morar em Santos, motivado pela oportunidade de cursar a Faculdade de Biologia Marinha na Universidade Santa Cecília e ficar mais próximo do pai, obtive dia após dia maior contato com o ecossistema estuarino da região. Fiquei perplexo com a degradação e me senti obrigado a fazer algo em relação ao lixo e o esgoto que são descartados todos os dias neste importante ecossistema costeiro e consequentemente ao oceano.

William aos 8 anos em Ubatuba
Infância salgada - Logo cedo comecei a ter contato com o mar, ganhei minha primeira prancha de surf aos 12 anos e aos 14 fiz meu primeiro mergulho autônomo, aprendi a respeitar e admirar a harmonia do ambiente marinho e seus habitantes. Conheci através da internet a Project AWARE, uma fundação ligada a credenciadora de mergulho PADI, que promove ações voluntárias para recuperação e conservação de ambientes marinhos em parceria com a Ocean Conservancy.

Após enviar algumas fotografias e me cadastrar como coordenador de ações, comecei a coordenar ações voluntárias de limpeza em manguezais ocupados por palafitas na Zona Noroeste de Santos e em São Vicente.

Em 2008, través do o professor do Objetivo e vereador "Fábio Nunes", o professor Fabião, conheci a presidente da Sociedade Pró-Melhoramentos da Vila Gilda, Lucinéia Marques de Lima Souza, mais conhecida como "Dona Néia", através d, que sempre apoiou as ações de sensibilização e educação ambiental no manguezal, nos recebendo aos domingos para limpezas, conversas e atividades de Educação Ambiental com as crianças dos bairros Jardim Castelo e Rádio Clube, na Zona Noroeste.

Nasce o Instituto EcoFaxina - Após as primeiras ações voluntárias nos manguezais as fotografias foram mostradas para muitas pessoas e percebemos que todas ficavam espantadas com as imagens impressionantes, as cidades dão as costas para a natureza e giram em torno de seu centro e de suas praias poluídas.

Para conseguir dar mais visibilidade ao problema, foi necessário reunir pessoas para ajudar na organização e formar um grupo de estudos e educação ambiental na região estuarina. Foi quando reuni um grupo de alunos e profissionais que se interessaram pela iniciativa e em 2008 nasceu o Instituto EcoFaxina. Nesse momento, os laços com a comunidade já eram bem fortes, já nos chamavam de "meninos da biologia".

Ainda em 2008, fortalecemos nossas ações com os apoios da Terracom Engenharia, que passou ceder um ônibus para o transporte de voluntários nas ações realizadas em Santos, e em 2009 a nossa reitora, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado (Universidade Santa Cecília) ofereceu bolsas de estudo para os alunos envolvidos no projeto.

Em 2010 firmamos uma parceria para desenvolver nosso programa de educação ambiental (Programa Turma Ecológica) no Projeto Tia Egle, local que presta serviços sociais e de creche para cerca de 200 crianças na região do Dique da Vila Gilda. Com uma boa área, a sede do Projeto Tia Egle permite que sejam desenvolvidas diversas atividades ecoeducadoras com as crianças.


Em 2011 fizemos outra parceria, desta vez com a Associação dos Moradores e Amigos do Caminho da União, representada pelo seu presidente Sr. João Manoel Líbero, que divide seu tempo entre a comunidade e o emprego na Defesa Civil de Santos.

Com mais de 30 Ações Voluntárias, o instituto mobilizou aproximadamente 420 voluntários e retirou mais de 22 toneladas de resíduos da Natureza na Baixada Santista.

Objetivos principais

Implantar o Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, e com isso recuperar áreas degradas de manguezal, de forma gradativa e ininterrupta, gerando renda através da formação de uma frente de trabalho formada por jovens em situação de risco social ao criar uma nova profissão dentro do setor de resíduos e reciclagem, o "Agente Ambiental de Coleta de Resíduos".
 photo metas-ecofaxina_zpsf6283daa.png

Reverter o quadro de degradação, atuando em parceria com as comunidades que contribuem para o atual cenário de caos, como favelas palafitas e bairros de periferia.

O envolvimento das comunidades e seus representantes possibilita a integração dos principais agentes de desenvolvimento: setores públicos, privados e da sociedade civil organizada, possibilitando a formação e consolidação de uma sociedade saudável através de um envolvimento sustentável.

 photo estrutura-ecofaxina_zps588665e2.png


Nossa causa



O estuário




Instituto EcoFaxina
Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377 - Conj.03 - Boqueirão
Santos - São Paulo - Brasil

(13) 3301.2391 - 9712.7277
ecofaxina@gmail.com
CNPJ: 10.735.372/0001-10