O PROJETO

Compartilhe:

 photo projeto-ecofaxina_zps1decf4b6.png

A caracterização recente das áreas de estudos através de dezenas de ações voluntárias, assim como pesquisas teóricas e de campo realizadas pelo Instituto EcoFaxina, geraram um conhecimento cada vez mais aprofundado sobre a dinâmica e os problemas do sistema estuarino de Santos e São Vicente. Tal conhecimento deu origem ao projeto que propõe a implantação do "Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos". Nele, diversos fatores compõem um diagnóstico preciso do cenário de degradação propondo ações e procedimentos metodológicos para o combate a poluição por resíduos sólidos.

O projeto recebe o apoio da Universidade Santa Cecília disponibilizando ao Instituto EcoFaxina, bolsas de estudo, estagiários, infraestrutura de pesquisa, bibliotecas, acervos e laboratórios, além da contribuição de mestres e doutores nas diversas áreas acadêmicas.

Procuramos adequar políticas públicas de conservação e educação ambiental às características peculiares encontradas na região, atuando em duas grandes esferas:


A. Recuperação ambiental


Ações voltadas para Geração de Renda, Recuperação e Conservação Ambiental

- IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA AMBIENTAL DE COLETA DE RESÍDUOS

Consiste na formação de uma frente de trabalho com base na criação de uma nova profissão dentro do setor de limpeza e reciclagem, o “Agente Ambiental de Coleta de Resíduos”, responsável pelo trabalho de limpeza, reciclagem e recuperação ambiental no estuário de Santos e São Vicente.

A capacitação ocorrerá por meio de um curso com duração de duas semanas. A primeira semana envolve aulas teóricas sobre o ecossistema, sua importância ecológica e socioambiental para a região, e a metodologia aplicada para a coleta dos resíduos em manguezais e canais estuarinos. Após a semana de aulas teóricas o candidato vai a campo para uma semana de treinamento prático. Durante essa fase os trabalhadores deverão perceber a importância dos "Agentes Ambientais de Coleta de Resíduos" para a recuperação do ecossistema estuarino e o bem estar na região, contribuindo no processo de elevação da autoestima dos trabalhadores, fator preponderante para o sucesso do projeto.

O cadastro dos candidatos será feito em comunidades de baixa renda, priorizando jovens desempregados com perfil de liderança local, buscando a formação de agentes multiplicadores dentro das comunidades.

O poder público em suas esferas de atuação fornecerá o apoio necessário para a execução do projeto nas áreas que forem de seu alcance, como na disponibilização da área para implantação do galpão de reciclagem, intermediação de convênios com as empresas fornecedoras de energia e água, visando uma redução nas taxas de consumo, assim como o cadastro dos agentes em programas sociais do governo. 

Deverão também ser captados recursos junto ao Ministério das Cidades, demais órgãos públicos de fomento e instituições financeiras visando ampliação do trabalho, aprimoramento tecnológico, capacitação para gestão e  ampliação na infraestrutura.

Reflorestamento Estuarino * 

Realizar o plantio e o monitoramento de mudas nativas em áreas 
de mangue recuperadas pelo Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos.


Subprodutos: Pesquisas 

Oportunidade para que estudantes de diversas áreas desenvolvam levantamentos e pesquisas sobre ecologia, zoologia, botânica, sociologia,  saúde, etc. 

* Projetos encaminhados a Prefeitura de Santos. 

Para informações detalhadas sobre a metodologia e o orçamento físico-finananceiro, entre em contato conosco por e-mail.


B. Educação Ambiental


Ações voltadas para a sensibilização e a conscientização ambiental da população

- AÇÕES VOLUNTÁRIAS ECOFAXINA


As ações voluntárias são uma ferramenta para chamarmos a atenção da sociedade para o grave problema de poluição por plástico no estuário de Santos. Durante as ações os voluntários passam por uma nova experiência tornando-se multiplicadores da consciência ambiental e de hábitos sustentáveis na região.

Seguindo a metodologia da ONGs norte-americanas Ocean ConservancyProject AWARE Foundation, os associados do Instituto EcoFaxina são responsáveis pelo monitoramento dos voluntários, coleta e identificação dos resíduos, assim como por todo material utilizado para a coleta, inclusive os EPIs fornecidos pela empresa Terracom Engenharia.

Incluem também:
  • Atividades recreativas, culturais e de sociabilização, voltadas à educação ambiental especialmente com crianças e jovens. 
  • Exposição de animais conservados em álcool e/ou taxidermizados 
  • Melhorias e manutenção em praças e áreas verdes de bairros próximos aos manguezais. 

- PROGRAMA TURMA ECOLÓGICA


O Programa Turma Ecológica é voltado para a educação de crianças de 6 a 14 anos que habitam palafitas. As aulas tem como objetivo difundir hábitos sustentáveis no dia a dia da comunidade lidando de forma integrada com a educação ambiental e o reforço escolar.

Introduzimos uma agenda ambiental transdisciplinar, utilizando os fundamentos da ecologia, bem-estar social e desenvolvimento sustentável, com o intuito de provocar nas crianças ações ambientais no seio da família, criar um diálogo através do caráter transformador da Educação Ambiental para a construção de uma sociedade saudável.


O programa teve início em janeiro de 2010 e segue até o momento em sua primeira fase, de acordo com a disponibilidade dos voluntários.