Relatório de Atividades

Compartilhe:


COMMUNICATION ON PROGRESS - COP (2008-2012)



BALANÇO SOCIOAMBIENTAL
Relatório de atividades - Do ano de fundação até o presente.

2008

Agosto: Primeiro contato com a comunidade do Dique da Vila Gilda, situada na Zona Noroeste de Santos, através de reuniões com lideranças comunitárias e moradores da região. Ainda no mês de agosto foi firmada uma parceria com a empresa Terracom Construções, que cedeu um ônibus para o transporte de voluntários durante as ações voluntárias de limpeza realizadas na cidade de Santos.
06/09: A primeira Ação Voluntária EcoFaxina ocorreu no Dique da Vila Gilda, Zona Noroeste de Santos, em homenagem à Independência do Brasil. A ação envolveu 25 voluntários alunos do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília e muitas crianças e jovens da comunidade. Foram realizadas a limpeza do manguezal, pintura das caixas de contenção de resíduos do canal da avenida Hugo Maia, muretas e guias e um almoço na sede da Sociedade Pró-Melhoramentos da Vila Gilda com as crianças que participaram das atividades ecoeducadoras. Coleta de 2.850 Kg de resíduos do manguezal.
28/09: 2ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Coleta de  2.420 Kg de resíduos do manguezal.
14/10: Fundação do INSTITUTO ECOFAXINA.
28/10: O IEF foi convidado pela empresa Hamburg Süd para realizar um ciclo de palestras sobre sustentabilidade para todos os funcionários em sua sede administrativa em Santos/SP.
09/11: 3ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Coleta de 3.530 Kg de resíduos do manguezal.
24/12: “Natal da Vila 2008” – Foram doadas “sacolinhas de Natal” com conjuntos de roupa, calçados e brinquedos para 30 crianças do Dique da Vila Gilda.

2009

15/03: 4ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Participação de alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco.  Coleta de 949 Kg de resíduos do manguezal.
29/03: 5ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Participação de alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco.  Coleta de 826 Kg de resíduos do manguezal.
05/04: 6ª Ação Voluntária EcoFaxina – Praia do Tombo e praia do Bueno, Guarujá. Limpeza da praia do Bueno e do costão rochoso da Praia do Tombo. Coleta de 194 Kg de resíduos das praias.            
19/04: 7ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Testamos a utilização de uma ecobarreira de garrafas PET para retenção de resíduos sólidos no rio do Bugre, divisa de Santos e São Vicente. Coleta de 763 Kg de resíduos do manguezal.
03/05: 8ª Ação Voluntária EcoFaxina – Praia do Tombo, Guarujá. Foi realizada a limpeza do costão rochoso da praia do Tombo. Atividades ecoeducadoras com 15 crianças do Dique da Vila Gilda que não conheciam o mar. Coleta de 132 Kg de resíduos da praia.
17/05: 9ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza de manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Participação do curso de Odontologia da Universidade Santa Cecília, com a Unidade de Atendimento Móvel para realização de diagnósticos de cárie e câncer bucal, além de conscientização sobre a importância de uma escovação correta dos dentes. Foram atendidas 120 crianças e jovens. Coleta de 1.200 Kg de resíduos do manguezal.
31/05: 10ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Coleta de 980 Kg de resíduos do manguezal.
01/06: O IEF em parceria com a Sociedade Pró-Melhoramentos da Vila Gilda confeccionou as bolsas ecológicas em tecido para a 1ª Caminhada pela Sustentabilidade realizada pela Prefeitura de Santos.
06/06: O IEF, crianças e lideranças comunitárias do Dique da Vila Gilda participaram da 1ª Caminhada pela Sustentabilidade, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Santos.
28/06: 11ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Manutenção de praça sem nome, pintura de muretas, guias e caixas de contenção de resíduos do canal da avenida Hugo Maia. Coleta de 750 Kg de resíduos do manguezal.
30/06: Expositor convidado no 12º Simpósio Brasileiro de Biologia Marinha.
20/09: 12ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Ação em comemoração ao Dia Internacional de Limpeza Costeira. Coleta de 479 Kg de resíduos do manguezal.
25/10: 13ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Pintura de muretas e caixas de contenção de resíduos do canal da avenida Hugo Maia. Coleta de 991 Kg de resíduos do manguezal.
16/11: O IEF expôs um painel sobre o Projeto de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos durante 1º Encontro Paulista da Biodiversidade.
11/12: Participação na Audiência Pública sobre as obras da empresa Embraport no estuário de Santos.
18/12: O presidente do IEF, William Rodriguez Schepis, integrou a mesa de autoridades no 1º Encontro da Frente Parlamentar Ambientalista do Litoral Paulista.
20/12: “Natal da Vila 2009” – Foram doadas “sacolinhas de Natal” com conjuntos de roupa, calçados e brinquedos para 30 crianças do Dique da Vila Gilda.
                    
2010

20/02: 14ª Ação Voluntária EcoFaxina – Ilha Porchat, São Vicente. A ação integrou o Trote Solidário e Ecológico da Universidade Santa Cecília, com a participação de calouros do curso de Biologia Marinha que fizeram a limpeza da encosta e do costão rochoso da Ilha Porchat em São Vicente. Coleta de 380 Kg de resíduos da ilha.
15/04: Mutirão de plantio de árvores na Zona Noroeste de Santos com a participação de 20 crianças da creche Projeto Tia Egle.
24/04: O IEF foi convidado pelo colégio COC Novo Mundo para realizar uma intervenção de sensibilização e educação ambiental para os alunos durante o evento “COC na Areia” no bairro Canto do Forte na Praia Grande.
28/05: Café com o prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa na creche Projeto Tia Egle.
30/05: 15ª Ação Voluntária EcoFaxina – Lagoa da Saudade, Santos. Foi realizada a limpeza da lagoa e das áreas verdes em seu entorno. Coleta de 515 Kg de resíduos da lagoa.
12/06:  Semana do Meio Ambiente. Convidado pela Prefeitura de Santos para realizar diversas intervenções de sensibilização e educação ambiental pela cidade.
14/06: O presidente do IEF, William Rodriguez Schepis foi palestrante juntamente com o deputado federal Arnaldo Jardim durante o seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Gestão Municipal”, promovido pelo vereador santista Braz Antunes na Universidade Santa Cecília.
28 a 02/06: Expositor convidado no 13º Simpósio Brasileiro de Biologia Marinha.
03/07: Expositor convidado no Aniversário de 65 Anos do Aquário de Santos. Participou de uma gincana ecoeducadora entre crianças moradoras de palafitas e o Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso (15 crianças de cada instituição).
23/07 a 14/08: Expositor convidado na 1ª Mostra de Arte e Meio Ambiente. Palácio das Artes, Praia Grande.
Organização: Prefeitura de Praia Grande, Amigos do Oceano e CabeçaFeita.com.
22/08: 16ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Participação do Grupo Escoteiro Pascoal Lembo. Coleta de 856 Kg de resíduos do manguezal.
19/09: 17ª Ação Voluntária EcoFaxina – Ilha Diana, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e um almoço com a comunidade. Participação do Grupo Escoteiro Pascoal Lembo. Coleta de 648 Kg de resíduos do manguezal.
25/09: 18ª Ação Voluntária EcoFaxina – Jardim São Manoel, Santos. Foi realizada a limpeza do manguezal. Participação do grupo de voluntários do Greenpeace de São Paulo. Ação em comemoração ao aniversário de 25 anos do Dia Internacional de Limpeza Costeira. Coleta de 1.074 Kg de resíduos do manguezal.
26/09: O presidente do IEF, William Rodriguez Schepis foi palestrante convidado na Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes de aventura da América Latina. O tema abordado foi a poluição no estuário de Santos e o Projeto de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos desenvolvido pelo IEF.
12/10: Participação no Dia das Crianças na creche Projeto Tia Egle, no Dique da Vila Gilda. Na ocasião o IEF realizou uma doação de doces e realizou atividades ecoeducadoras com as crianças.                 
07/11: 19ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza do manguezal e atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro. Esta ação foi organizada especialmente para um grupo de universitários do curso de Geografia da UNESP de Rio Claro que desenvolveram um trabalho sobre o IEF. Coleta de 352 Kg de resíduos do manguezal.
04/12: 20ª Ação Voluntária EcoFaxina – Praia do Tombo, Guarujá. O IEF, foi convidado para a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Tombo. Na ocasião foi realizada uma coleta de microlixo na areia e em 20 minutos foram retirados 4 Kg de resíduos, na maioria bitucas de cigarro, palitos de pirulito e fragmentos de plástico.
10/12: 21ª Ação Voluntária EcoFaxina – Dique da Vila Gilda, Santos. Foram realizadas a limpeza de manguezal, atividades ecoeducadoras com as crianças do bairro e uma palestra. Esta ação foi organizada especialmente para um grupo de jovens estudantes da Turma de Aprendizes do SENAC. Após o evento eles realizaram um trabalho em grupo e uma apresentação no SENAC de Santos, a qual os diretores do IEF foram convidados a assistir e participar. Coleta de 280 Kg de resíduos do manguezal.
11/12: “Natal da Vila 2010” - Foram doadas “sacolinhas de Natal” com conjunto de roupa, calçado e brinquedo para 30 crianças do Dique da Vila Gilda.

2011

20/02: 22ª Ação Voluntária EcoFaxina – Ilha Porchat, São Vicente. A ação integrou o Trote Solidário e Ecológico da Universidade Santa Cecília, com a participação de calouros do curso de Biologia Marinha. Coleta de 326 Kg de resíduos da ilha.
22/03: 23ª Ação Voluntária EcoFaxina – Ponta da Praia, Santos. Foi realizada uma limpeza na faixa de areia em frente ao Aquário de Santos. Participação dos alunos da Escola Estadual Luiza Macuco. Coleta de 5 Kg de resíduos da praia.
24/03: Expositor convidado pela Secretaria do Meio Ambiente de Santos durante a Semana da Água. As intervenções de sensibilização e educação ambiental ocorreram na Lagoa da Saudade e no Morro da Nova Cintra, e tiveram como objetivo sensibilizar os pedestres e quem passava de carro pelo local sobre os danos causados pela poluição por resíduos sólidos em nosso sistema estuarino.
26/03: Pela segunda vez o IEF foi a entidade escolhida pelos professores e diretores do colégio COC Novo Mundo para uma intervenção de sensibilização e educação ambiental durante o evento “COC na Areia”, promovido pelo colégio no bairro Canto do Forte na Praia Grande.
27/03: Expositor convidado durante a Semana da Água, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de Santos.
15/05: 24ª Ação Voluntária EcoFaxina – Jardim São Manoel, Santos. Foram realizadas a limpeza de manguezal e uma reunião com mães do bairro. Coleta de 792 Kg de resíduos do manguezal.
22/05: Expositor convidado no evento Viva a Mata 2011 promovido pela Fundação SOS Mata Atântica no Parque Ibirapuera, São Paulo.
06/06: 25ª Ação Voluntária EcoFaxina – Jardim São Manoel, Santos. Foram realizadas visitas as famílias que moram em palafitas no bairro para informar sobre a importância dos manguezais e os danos causados pelo descarte de lixo no ecossistema. Participação dos grupos escoteiros Pascoal Lembo e Escoteiro do Mar Albatroz.
26/06: 26ª Ação Voluntária EcoFaxina – Santa Cruz dos Navegantes, Guarujá.  Foi realizada a limpeza da faixa de areia. Coleta de 120 Kg de resíduos da praia.
03/07: 27ª Ação Voluntária EcoFaxina – Ilha Caraguatá, Cubatão. Foram realizadas a limpeza do manguezal, plantio de hortaliças, palestra “Tudo que está na água é comida” e exposição de animais marinhos taxidermizados e conservados em álcool. Participação de alunos, pais e professores da UME Rui Barbosa. Coleta de 360 Kg de resíduos do manguezal. 
03/08: Dia do Biólogo – Aquário de Santos. Expositor convidado pela Secretaria de Turismo de Santos.
04 a 08/07: Expositor convidado no 14º Simpósio Brasileiro de Biologia Marinha. Estande temático e exposição de animais marinhos taxidermizados e conservados em álcool.
22/09: Prêmio Jovens Embaixadores Ambientais 2011. A diretora vice-presidente do Instituto EcoFaxina, Victória Sales Pignatari Werner, foi eleita Jovem Embaixadora Ambiental pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com a Bayer.
25/09: 28ª Ação Voluntária EcoFaxina – Jardim São Manoel, Santos. Dia Internacional de Limpeza Costeira. Foi realizada a limpeza do manguezal. A ação recebeu o apoio do Instituto Ressoar da Rede Record, com o evento Ressoar Solidário 2011. Coleta de 1.087 Kg de resíduos do manguezal. 
20/10: O diretor presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis, foi palestrante convidado do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental durante o  evento Santos Offshore Oil & Gas Expo 2011 com o título “Vamos explorar petróleo nos mangues da Baixada Santista”.
18/12: Festa de Natal do Caminho da União. Distribuição de presentes para as crianças. Atividades do Programa Turma Ecológica com doces, salgados e refrescos.

2012

11/02: Trote Solidário e Ecológico Unisanta 2012. 29ª Ação Voluntária EcoFaxina – Saco do Major, Guarujá. Coleta de 36 Kg de resíduos da praia e do costão rochoso.
26/02: Campanha #manguefazadiferenca – Santos, São Paulo. Manifestação nacional contra as alterações no Código Florestal que trará vulnerabilidade aos ecossistemas litorâneos, como manguezais e restingas.
07/03: Campanha #manguefazadiferença – Manifestação em Brasília. Participação de 20 voluntários do Instituto EcoFaxina na manifestação em frente ao Congresso Nacional contra as alterações no Código Florestal Brasileiro.
06/04: Páscoa no Jardim São Manoel – Realização de uma Oficina de Ovos de Páscoa para a comunidade na Associação dos Moradores e Amigos do Caminho da União.
09/04: Aula de educação ambiental para a turma de Gestão de Negócios Sustentáveis do Programa Cidade Escola Sustentável na UME João Ramalho – Cubatão.
08/05: O diretor presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis, concedeu entrevista para o Programa Nossa Vida Nossa Gente da Rádio Guarujá AM 1550 KHz.
18 a 20/05: Expositor convidado no evento Viva a Mata 2012 promovido pela Fundação SOS Mata Atântica no Parque Ibirapuera, São Paulo.
02/06: 30ª Ação Voluntária EcoFaxina – Parque Ecológico do Perequê. Integrou a agenda oficial da Semana do Meio Ambiente de Cubatão. Coleta de 15 Kg de resíduos sólidos da Mata Atlântica. Participação dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da Etec de Cubatão.
04/06: Palestra: Os impactos da poluição ambiental – William Rodriguez Schepis, diretor presidente. Semana do Meio Ambiente da Odebrecht. Terminal Embraport – Ilha Barnabé, Santos.
15/06: Aula de Educação Ambiental: Poluição Marinha. Alunos da UME dos Andradas. Semana do Meio Ambiente do Aquário de Santos. 
18/07: Aula de Educação Ambiental: Poluição Marinha. Cursos de férias do Aquário Municipal de Santos. Crianças de 7 a 14 anos.
19/08: 31ª Ação Voluntária EcoFaxina – Jd. São Manoel. Foi realizada a limpeza do manguezal. Coleta de 327 Kg de resíduos sólidos do manguezal.
15/09: 32ª Ação Voluntária EcoFaxina – Prainha Branca, Praia Preta e Praia do Camburizinho, Guarujá. 27º Dia Internacional de Limpeza Costeira. Foi realizada a limpeza das três praias em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Coleta de 195 Kg de resíduos sólidos.
14/10: Expositor convidado no evento Praça Ativa promovido pela ADM do Brasil, em comemoração ao dia das crianças, no Centro Esportivo Rebouças, Santos.                   

Programa Turma Ecológica

De março a dezembro de 2010 o Instituto EcoFaxina realizou aos sábado das 10h às 17h diversas atividades ecoeducadoras com crianças de 6 a 14 anos na creche Projeto Tia Egle, localizada no bairro Jardim Castelo,  Zona Noroeste de Santos. Tais atividades fazem parte do Programa Turma Ecológica, elaborado pelo Instituto EcoFaxina com o objetivo de introduzir conceitos com fundamentos na ecologia, relacionando a conduta cidadã e o bem estar social na comunidade. Inspirando as crianças a agirem diretamente no seio da família, propiciando um diálogo através do caráter transformador da Educação Ambiental, para a construção de uma sociedade sustentável.

A partir de 2011 as atividades foram interrompidas por falta de patrocínio. O retorno das atividades está previsto para o mês de dezembro de 2011 com a assinatura de um novo termo de parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Caminho da União, localizada no bairro Jardim São Manoel, Zona Noroeste, para o desenvolvimento das atividades ecoeducadoras, com crianças que vivem em palafitas no bairro e atividades para os adultos como palestras, oficinas, exibições de documentários e filmes, etc. O programa continua aguardando melhorias para adequação do espaço prometidas pela prefeitura de Santos.

Ações Voluntárias de Limpeza: 32
Pessoas atingidas diretamente (Vila Gilda e São Manoel): 31.200
Pessoas atingidas indiretamente (Baixada Santista): 1.678.513
Voluntários envolvidos nas ações 608
Resíduos sólidos coletados 23.231 Kg
Aulas do Programa Turma Ecológica: 30
Crianças atendidas: 465

Levantamento Socioambiental

No primeiro semestre de 2011 foi realizado um levantamento socioambiental por meio de aplicação de questionário para 300 famílias que residem em palafitas as margens do rio do Bugre, na Zona Noroeste de Santos. O objetivo do levantamento é obter dados e informações para a elaboração ou aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo Instituto EcoFaxina. O levantamento está disponível na sede do IEF.