top of page

Ação voluntária celebra, neste domingo (24/7), o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Voluntários retornam ao mangue de Santos, neste domingo (24/7), em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. A 148ª Ação Voluntária EcoFaxina tem o apoio da Prefeitura de Santos e da FAM Cargo BR.


Boa parte da história do Instituto EcoFaxina foi escrita em um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Rico em biodiversidade, o manguezal é um verdadeiro berçário natural para peixes, crustáceos, moluscos e aves. E é nele que nascem os oceanos. Um ecossistema de transição entre a terra e o mar.


Voluntários posam para foto durante a 145ª Ação Voluntária EcoFaxina
Voluntários posam para foto durante a ação no manguezal de Santos

É relevante termos uma data (26/7) voltada à conscientização sobre a importância da proteção, contudo, recuperar áreas degradadas de manguezais, constantemente, é a melhor ferramenta para reduzirmos os efeitos da mudança climática na zona costeira, como eventos climáticos severos e erosão costeira, promovendo serviços ecossistêmicos como: captura e retenção do carbono atmosférico, macrodrenagem natural do solo, regulação da qualidade da água e manutenção do clima local. E na Baixada Santista, o mangue também faz a diferença por um mar sem lixo.


É o que temos feito ao longo desses 14 anos, engajando voluntários e envolvendo o setor privado e o poder público. Todos em defesa da vida marinha. Por um oceano limpo, saudável, sustentável e resiliente. Em 147 ações voluntárias, mais de 3 mil pessoas recolheram 66.106 kg de resíduos de ecossistemas aquáticos, terrestres e marinhos.


Além dos mutirões de limpeza, o Instituto EcoFaxina também realiza atividades de conscientização ambiental em escolas e empresas, e busca junto à Prefeitura de Santos, a celebração de um Acordo de Cooperação para dar início ao projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a construção de um galpão, a instalação de ecobarreiras e a limpeza de áreas degradadas de mangue no sistema estuarino por meio de uma frente de trabalho composta por moradores de comunidades de palafitas. O projeto faz parte de uma série de iniciativas vinculadas à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas, que reúne esforços de diversos setores da sociedade no combate à poluição dos mares e possui Acordo de Cooperação Acadêmica com o Instituto Oceanográfico da USP.


A ação terá a participação de colaboradores de uma grande parceira do Instituto EcoFaxina, a FAM Cargo BR. Uma empresa brasileira, composta por profissionais com grande experiência no mercado de Consolidação de Cargas Marítimas e Aéreas, e Logística Internacional. Seu escritório principal fica em Santos, município que abriga o maior porto da América Latina. Entre as premissas de sua gestão, está o cuidado com os oceanos, o que vai de encontro à essência do Instituto EcoFaxina, por isso, essa parceria que teve início há cerca de 3 anos, tem dado tão certo.


"Faz parte dos nossos valores oferecer um retorno de nossas conquistas à sociedade. Desta forma, anualmente, destinamos uma parcela dos resultados para campanhas e instituições sociais que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Desde 2019, apoiamos o Instituto Ecofaxina porque conhecemos a idoneidade e reconhecemos com orgulho o impacto do trabalho deles. Além de minimizar o despejo de resíduos plásticos no oceano, os materiais coletados ainda seguem para a reciclagem e geram renda. Vale ressaltar que a realização dessas doações só é possível em razão do esforço em conjunto, que envolve o empenho da equipe FAM, a confiança dos clientes que estão ao nosso lado, e dos parceiros que nos apoiam para fazer tudo isso acontecer", explica Vanessa Mello - Diretora Administrativa-Financeira da FAM.


Pessoas interessadas em participar da 148ª Ação Voluntária EcoFaxina devem preencher o formulário de inscrição, clicando no botão abaixo.



148ª Ação Voluntária EcoFaxina

Dia Mundial de Proteção aos Manguezais


➤ Data: 24/07/2022

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural

➤ Ecossistema: manguezal

➤ Horário: das 8h às 15h

➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h10, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Chegar com dez minutos de antecedência. Retorno às 15h.

➤ Aconselhamos: uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca para tomar água/suco e uma alimentação reforçada no café da manhã. Para maior conforto, aconselhamos numeração para botas um número acima do utilizado com tênis.

➤ Fornecemos: coletes de identificação, botas galocha, luvas, baldes, sacos de lixo, pegadores, protetor solar, repelente, álcool em gel, água mineral, lanches, banheiro químico e certificados de participação.

➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Patrocínio: FAM Cargo BR

➤ Apoio: Prefeitura de Santos, Associação Comercial de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, EVAL Tecnologia, Década do Oceano, Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food.


Atenção: realize a sua inscrição somente se tiver certeza da participação. Em caso de desistência, por gentileza comunicar através do WhatsApp (13) 99197-5807, até às 21 horas deste sábado.

251 visualizações

Commentaires


bottom of page