top of page

Ação voluntária celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com limpeza de manguezal em Santos

Ação em parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS) e a ACS Jovem acontecerá neste domingo (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar e envolver a população na luta pela preservação de mangues, rios e mares, alertando para a necessidade de atuarmos próximos às comunidades que ocupam áreas de manguezal através do do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a formalização de uma cooperativa composta por moradores dessas comunidades para a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue no sistema estuarino de Santos por meio de investimento social privado.

"Essa é mais uma ação que vai alertar e informar sobre o impacto danoso causado pelo descarte irregular do lixo nas áreas de manguezal. O nosso ecossistema pede socorro e não podemos cruzar os braços. É preciso manter os mangues limpos, vivos e produtivos”, enfatiza Eduardo Lopes, gerente executivo da ACS. A custo zero para a cidade, o projeto também conta com uma emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Kenny Mendes, no valor de 150 mil reais para aquisição de equipamentos de reciclagem para a cooperativa. Aprovada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado, a emenda aguarda assinatura do Acordo de Cooperação que tramita na Prefeitura de Santos, envolvendo a cessão de uso de área para o galpão de reciclagem na comunidade do Jd. São Manoel.


"Resíduos domiciliares descartados no manguezal do sistema estuarino por submoradias que ocupam o ecossistema representam mais de 80% dos resíduos coletados por nossos voluntários em praias da região que não recebem serviço público de limpeza. Esses resíduos são transportados por correntes de maré até o mar, que saturado, deposita boa parte em praias, ilhas e costões rochosos do litoral paulista", explica William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina.


Em 144 ações voluntárias o Instituto EcoFaxina envolveu mais de 3.000 voluntários na retirada de 65.668 kg de mangues, rios e praias.


Pessoas interessadas em participar da 145ª Ação Voluntária EcoFaxina devem preencher o formulário de inscrição, clicando no botão abaixo.

145ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA


➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural ➤ Ecossistema: manguezal ➤ Horário: das 8h00 às 15h00 ➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h10, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Retorno às 15 horas. ➤ Fornecemos: colete de identificação, luvas, botas galocha, protetor solar, repelente, álcool em gel, baldes, sacos de lixo, água mineral, lanche, banheiro químico e certificado de participação.

➤ Realização: Instituto EcoFaxina ➤ Patrocínio: FAM Cargo BR ➤ Apoio: Prefeitura de Santos, Associação Comercial de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, Década do Oceano, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food.


Atenção!

Realize a sua inscrição somente se tiver certeza da participação. Em caso de desistência, favor comunicar por telefone ou mensagem de WhatsApp até as 20 horas de sábado.

(13) 99197-5807


Voluntários comemorando a retirada de 506 kg de resíduos durante a 144ª Ação Voluntária EcoFaxina, realizada no último domingo (29) no manguezal de Santos.

77 visualizações

Comentarios


bottom of page