top of page
Buscar

Dia Mundial da Água: Grundfos e Instituto EcoFaxina unidos em defesa dos oceanos

Pelo 2º ano consecutivo, a líder global no segmento de sistemas de bombeamento de água irá promover uma ação voluntária em parceria com o Instituto EcoFaxina. O mutirão de limpeza acontecerá na Praia Saco do Major, em Guarujá, na sexta-feira (05/4), em conscientização ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.


Impulsionados pela promessa de respeitar, proteger e impulsionar o fluxo de água ao redor do mundo, pelo propósito de ser pioneira em soluções para os desafios hídricos e climáticos e em melhorar a qualidade de vida das pessoas, a filial da Grundfos no Brasil se juntará ao time do Instituto EcoFaxina, em ano consecutivo, por um mar sem lixo. Nessa parceria, quem ganha é a saúde dos oceanos e a preservação da vida marinha.



Há um sério compromisso da Grundfos que envolve sua responsabilidade com a água, promovendo a conscientização, minimizando o desperdício e inovando continuamente para sustentar seu fluxo no presente e no futuro. E, por isso, em prol do Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa realizará essa ação voluntária com seus colaboradores para a limpeza da Praia Saco do Major, sob o tema da Jornada da Água de 2024 divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA): “A água nos une, o clima nos move”.

 

A Grundfos tem por valor ser cada vez mais sustentável e por missão reduzir o impacto da crise hídrica e climática mundial, assim como cita Giovanna Martinelli, membra do Comitê de Responsabilidade Social da empresa: “Estamos felizmente trabalhando mais uma vez com o EcoFaxina através do Comitê de Responsabilidade Social da Grundfos. Nós ficamos muito satisfeitos com toda a organização da ação em 2023, que trouxe um senso ambiental ainda maior a todos os nossos colaboradores. Já temos uma cultura de incentivo à sustentabilidade muito forte dentro da companhia, mas participar da coleta de 27,1 kg de diversos resíduos e microlixos da praia foi realmente impactante a todos nós e isso se multiplica quando apresentamos estes dados a parceiros e clientes”.


 

“Ficamos muito honrados por realizar nossa segunda ação com a Bombas Grundfos do Brasil. Isso só reforça o compromisso da empresa com a educação ambiental e a sustentabilidade. Muito engajado, o time de colaboradores mostrou-se atento a aprender sobre o ecossistema, a origem e os impactos causados pelo descarte incorreto dos resíduos retirados na Prainha Branca, e acredito que o mesmo acontecerá neste novo encontro. Agradecemos o envolvimento de todos pelo empenho no combate ao lixo no mar e por acreditarem no trabalho realizado pelo Instituto EcoFaxina”, declarou William Rodriguez Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina.


 

À medida que o mundo muda cada vez mais rápido, a Grundfos crê que acelerar uma cultura de “learn and grow” (aprender e crescer) em toda a companhia é vital para garantir que terão as competências para garantir o sucesso a curto e longo prazo. Por isso, focam em experiências aos colaboradores, na participação ativa da liderança e nas capacidades organizacionais dentro do ESG (sigla traduzida do inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa). Um exemplo real disso é a iniciativa “Give Three Days To Give Back”, onde todos os funcionários da empresa podem ter até três dias úteis de folga remunerada por ano para fazer trabalhos voluntários, contanto que comprovados.

 

Sobre a Grundfos

Fundada na Dinamarca, a Grundfos é a maior fabricante de soluções para a água no mundo, com uma produção anual média de 16 milhões de unidades de bombas, filiais em mais de 55 países e mais de 20 mil funcionários. É uma empresa verdadeiramente orientada para o meio ambiente, que se orgulha por fornecer água energeticamente eficiente, utilizando o mínimo de energia possível ao fazer isso.



Sobre o Instituto EcoFaxina

O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemasaquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção do resíduo sólido flutuante e a recuperação de áreas de preservação permanente, em parceria com o poder público, comunidades de palafitas e stakeholders.


O Instituto EcoFaxina organiza ações voluntárias para a despoluição de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as principais fontes geradoras de resíduos que impactam o oceano, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos. Desde sua fundação, o Instituto realizou 174 ações, com o envolvimento de mais de 4.000 voluntários que retiraram 70.630 quilos de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos dulcícolas e marinhos.

 

Sobre o evento

Mutirão de Limpeza de Praia 2024 - Dia Mundial da Água

176ª Ação Voluntária EcoFaxina

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural

➤ Ecossistema: praia

➤ Data: 05/04/2024

➤ Horário: das 9h às 16h

➤ Local: Praia Saco do Major, Guarujá

➤ Apoio: Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de Guarujá

 

 

Contato para a imprensa do Instituto EcoFaxina - Keli Silveira

E-mail: comunicacao@institutoecofaxina.org.br  

Instagram: @ecofaxina

 

1.075 visualizações

Comments


bottom of page