Tradicional torneio de Beach Tennis na praia de Santos contou com Ação Voluntária EcoFaxina e conscientização ambiental.
O Instituto EcoFaxina foi convidado a participar de um dos principais eventos esportivos da cidade, O Tribuna Santos Open Beach Tennis, que aconteceu nos dias 29, 30 de abril e 1 de maio, com mais de 400 atletas inscritos e 26 quadras para a competição.
Simultaneamente às disputas que agitaram as areias da praia do Gonzaga, voluntários realizaram coleta de resíduos na quadra principal do evento com 12 x 20 m e retiraram 556 itens de diversas orígens:
Fragmento de plástico filme: 166
Fragmento de isopor: 104
Microplástico: 73
Bitucas de cigarro: 53
Abraçadeira de nylon: 42
Fragmento de papel metálico: 29
Fragmento de papel: 25
Fitilho plástico: 21
Fragmento de tecido: 18
Fragmento de fita adesiva: 9
Pellet: 3
Fragmento de espuma: 3
Haste de cotonete: 3
Cápsula de droga: 2
Haste de pirulito: 1
Fragmento de borracha: 1
Fragmento de plástico duro: 1
Na segunda fase da ação, os voluntários retiraram 1,96 kg de resíduos da área do entorno das quadras, sendo:
Plástico: 1,14 kg
Isopor: 0,02 kg
Vidro: 0,03 kg
Metal: 0,20 kg
Outros: 0,57 kg
Quantidade por tipo de material das áreas do entorno das quadras:
Bitucas de cigarro: 902
Abraçadeira de nylon: 153
Haste de cotonete: 109
Haste de pirulito: 64
Cápsula de droga: 59
Tampa de metal: 18
Para inspirar o maior número de munícipes e turistas a falarem e agirem em defesa dos oceanos, uma tenda de educação ambiental e ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis gerados no torneio esteve presente durante os três dias de evento, tirando dúvidas e reforçando a importância da preservação ambiental para diversos visitantes - inclusive o prefeito da cidade, Rogério Santos.
Em quadra
O Tribuna Santos Open Beach Tennis recebeu a inscrição de mais de 400 competidores que se dividiram nas categorias: profissionais, amadores, masculina, feminina e mistas, além de master e infantil.
Em entrevista ao jornal A Tribuna, o organizador do evento, Caio Costa, reforçou a importância da ação de limpeza no torneio. “Tem total ligação com o nosso evento: beach tennis, na praia, e o que a gente mais quer é que a praia esteja limpinha, é importante para o planeta como um todo”.
Lucila Gonçalves, coach de desenvolvimento pessoal, acredita que iniciativas como o EcoFaxina são uma esperança de que o cenário atual de preservação pode melhorar. “Foi uma experiência bastante importante para mim”. Ela elogiou a organização e orientação dos membros do Instituto e expôs sua visão como voluntária:
“Quando nós aparecemos de colete e material de coleta de lixo, as pessoas ficam até constrangidas e pedem desculpas. Percebi que a maioria realmente não sabe o que está acontecendo com o lixo delas. Acho que as ações poderiam ser mais constantes, e não só por parte da ONG, mas também por parte do poder público em incentivar projetos como esse e conscientizar a população.”
Daniel Gonçalves, motorista de ambulância, dedica seu dia a dia a cuidar das pessoas. No evento, foi a vez dele contribuir com a preservação da vida marinha. "Eu pude aprender, trocar conhecimentos e verificar como é importante a responsabilidade de cada ser humano com o ecossistema, protegendo a flora e a fauna. Aprendi sobre o cuidado e o descarte correto de microplásticos e de muitos materiais que podem causar danos ao meio ambiente. Fiquei feliz em participar da ação".
Acesse a página da ação para mais fotos e informações.
Comments