top of page

Sprite, Blue Keepers e Instituto EcoFaxina reforçam compromisso pelo meio ambiente

A Sprite promoveu Mutirão de Limpeza na Praia do Gonzaga, no dia 22 de janeiro, em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil. A ação voluntária aconteceu sob a organização local do Instituto EcoFaxina e apoio da Prefeitura de Santos, integrando uma série de mutirões pelo Brasil sob coordenação do Blue Keepers.


A Sprite mudou suas embalagens PET, trocou a cor icônica verde por opções transparentes que são mais fáceis de serem recicladas e possuem maior valor de mercado.



Essa iniciativa teve como desdobramento o projeto de limpeza de praias e rios desenvolvido em parceria com o Blue Keepers, organização ligada à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. Os mutirões de coleta tiveram início em dezembro de 2022, em Recife (PE) e Salvador (BA), e neste ano, seguirá para outras regiões brasileiras, sempre com a participação de ONGs locais e engarrafadoras do Sistema Coca-Cola.


Em 22 de janeiro, o projeto desembarcou em Santos. Colaboradores da Coca-Cola FEMSA juntaram-se aos voluntários do Instituto EcoFaxina para limpeza da Praia do Gonzaga, entre o Posto 3 do Corpo de Bombeiros e o canal 3, com concentração em frente à Praça das Bandeiras. Esta foi a terceira vez que a gigante multinacional de bebidas se uniu ao Instituto no combate à poluição marinha.


Maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, a Coca-Cola FEMSA é uma aliada fundamental da Sprite para a realização do projeto em Santos. "A Coca-Cola FEMSA Brasil está focada no desafio de transformar a maneira como produz, utiliza e coleta resíduos pós-consumo, além do estímulo à economia circular. Entre diversas iniciativas, em parceria com a Coca-Cola, já coletamos mais de 3 bilhões de garrafas PETs por meio da iniciativa sustentaPET, além de sermos fabricantes da Sprite com embalagens transparentes, mais fáceis de serem recicladas. O mutirão de limpeza em Santos demonstra nossa preocupação com um mundo sem resíduos, reforçando nossa missão de gerar valor econômico, social e ambiental nas comunidades em que estamos presentes", declara Camila Amaral, vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.


A ação ocorreu em parceria com a Coca-Cola FEMSA, e o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura de Santos, através da SEMAM (Secretaria de Meio Ambiente de Santos), "Santos recebe o evento do Blue Keepers e Sistema Coca-Cola Brasil com muito orgulho, pois é fruto de inúmeras realizações que reforçam o pioneirismo da cidade na cultura oceânica, que envolve a participação dos cidadãos, empresários e poderes públicos. Isso nos dá a certeza quanto ao caminho trilhado e nos lança, ainda com mais entusiasmo, para os desafios do futuro", afirma o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.


O Sol escaldante não desanimou os comprometidos participantes, que juntos retiraram da faixa de areia de apenas 600 metros um total de 43,5 kg de resíduos, sendo: 8 kg de plástico; 1 kg de isopor; 14,5 kg de borracha; 4 kg de vidro; 7,5 kg de metal; 2 kg de tecido e 6,5 kg de outros materiais.


A quantidade por tipo de material também impressiona, foram coletados: 6.085 bitucas de cigarro, 522 tampas de metal, 353 tampas PET, 333 canudos, 290 lacres de latinhas, 240 pallets, 197 hastes de cotonete, 162 eppendorfs, 143 hastes de pirulito, 23 rolhas de plástico e 15 garrafas de vidro.


A florista Kizi Caroline, convidada da Coca-Cola, foi surpreendida, "vi que tinha muita, muita bituca de cigarro, exageradamente. É como o biólogo William falou, um simples sachê de catchup descartado incorretamente milhares de vezes torna-se um grande problema para o meio ambiente. Um mutirão como esse faz a gente parar pra pensar e nos conscientizarmos que precisamos mudar certos hábitos".


Apaixonada pelo mar, a coordenadora financeira, Helen Gonçalves, comentou: "já visitei muitos lugares do litoral brasileiro junto com meu namorado que é surfista. Sempre retiramos lixo das praias. Somos envolvidos nessa causa ambiental há algum tempo, mas é a primeira vez que participamos de uma ação do EcoFaxina. Adoramos e queremos voltar outras vezes".


Iniciativas como a da empresa Coca-Cola Company, por um mundo sem resíduos, sempre estarão em sinergia com a missão do Instituto EcoFaxina, que é a de informar e inspirar as pessoas a agirem e falarem em nome dos oceanos.


"Parcerias como essa com a Coca-Cola Brasil, que engajam colaboradores em nossa causa socioambiental, vem de encontro à premissa do Instituto de envolver o setor privado em projetos socioambientais de base comunitária, atuando com responsabilidade compartilhada no combate à poluição marinha e na promoção da economia circular. Como é o exemplo do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue em nosso sistema estuarino, principal fonte poluidora do litoral paulista, onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, aliando geração de renda com resíduos plásticos, por meio da formalização de uma cooperativa e a recuperação ambiental. O projeto prevê investimento social privado e acordo de cooperação com o poder público e a academia". declarou o diretor-presidente do Instituto EcoFaxina, William Schepis.


E nada seria possível sem o envolvimento dos voluntários que vestem o colete, colocam a mão na massa e fazem a diferença por um mar sem lixo.



A psicóloga Maria Volcov, voluntária no Mutirão de Limpeza Sprite, disse: "achei muito bacana a iniciativa. Este tema é urgente. A gente vai partir daqui a pouco, mas o planeta irá ficar. As marcas que deixaremos serão eternas, boas ou ruins, elas vão contar nossa história, de quem fomos a partir do que deixamos aqui. Então, precisamos cuidar deste planeta com muito carinho".


Sobre o Instituto EcoFaxina


O Instituto EcoFaxina é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008, que trabalha no combate à poluição marinha no Brasil. Além dos mutirões de limpeza, o Instituto oferece educação ambiental e promove a conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos. Em 14 anos de existência, foram realizadas 156 ações, com mais de 4.000 voluntários que retiraram, ao todo, 68.354 kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos, sendo o plástico, o material mais abundante, com 44.562 kg.


Sobre as novas embalagens de Sprite


Lançadas no Brasil em agosto de 2022, as embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca, com 60 anos de história. A nova embalagem contribui para ampliar sua circularidade, aumentando a procura e o valor na cadeia de coleta e reciclagem. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos.


Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.  


Sobre a The Coca-Cola Company


Presente em mais de 200 países e territórios, a The Coca-Cola Company é uma empresa completa de bebidas, com o propósito de refrescar o mundo e fazer a diferença. Seu portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Há também marcas de hidratação, esportes, café, chá, sucos, nutrição, laticínios e bebidas à base de plantas.


A empresa busca impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a cadeia de valor. Juntamente com seus parceiros de envasamento, empregam mais de 700 mil colaboradores.



Sobre a Coca-Cola FEMSA


É o maior engarrafador do Sistema Coca-Cola por volume de vendas. Possui um portfólio de 129 marcas líderes multicategoria. A companhia atende mais de 261 milhões de pessoas com 2 milhões de pontos de venda, 49 fábricas e 268 centros de distribuição em 10 países na América Latina. Com a estratégia de constante inovação e compromisso com seus princípios busca gerar valor econômico e bem-estar e ambiental para os todos os grupos de interesse.



Sobre o Blue Keepers


O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.


Sobre o Pacto Global da ONU


Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.


O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.




Contatos para a imprensa: BCW Brasil

Contatos para a imprensa: Instituto EcoFaxina

1.229 visualizações

Comments


bottom of page